Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Vídeo: portugueses nos campos de concentração

Visão Júnior

Sabias que houve portugueses presos em campos de concentração, durante a II Guerra Mundial? Uma investigadora da Universidade Nova, Cláudia Ninhos, veio falar sobre isso na festa final de «Miúdos a Votos», já que alguns dos livros nomeados são sobre esse período negro da História

«O Diário de Anne Frank», «O Rapaz do Pijama às Riscas» e «A Rapariga que Roubava Livros» são livros que estavam nomeados para as eleições de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» Todos eles falam de um período negro da História recente: a II Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.

Por isso, para a festa final de «Miúdos a Votos», que decorreu na Fundação Gulbenkian a 31 de maio, a VISÃO Júnior pediu a Cláudia Ninhos, investigadora da Universidade Nova de Lisboa, para ir falar sobre os campos de trabalho e de concentração que existiram durante a II Guerra Mundial e, em particular, sobre os portugueses que lá estiveram presos. Cláudia Ninhos faz parte de um grupo de historiadores (que inclui também historiadores de outros países) que está a investigar o assunto.

A investigadora respondeu às perguntas colocadas pelos alunos das escolas Artur Gonçalves (Torres Novas) e Galopim de Carvalho (Queluz).

Cláudia Ninhos tem dois livros publicados: «Portugal e os Nazis» e «Salazar, Portugal e o Holocausto» (com Irene Flunser Pimentel).