Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Os números (impressionantes) de 'Miúdos a Votos'!

Visão Júnior

Queríamos saber quais são os livros que os alunos portugueses acham mais fixes e recebemos mais de 15 mil respostas e 2 mil sugestões de títulos diferentes

No total, 15 462 alunos participaram na primeira fase dos 'Miúdos a Votos', uma iniciativa promovida pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, cujo objetivo é eleger os livros favoritos das crianças e jovens portugueses. Trata-se de uma eleição nacional que pretende ser semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania. Cada aluno nomeou o livro que gostaria que fosse candidato às eleições e assim integrasse as listas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo que irão a votação no dia 17 de março.

Entre os 404 estabelecimentos de ensino que se inscreveram neste projeto, estão incluídos três colégios de países Lusófonos (onde o Português é a língua oficial): o Colégio Português de Luanda e a Escola Portuguesa de Lubango, ambos em Angola e a Escola Portuguesa de Díli, em Timor.

O maior volume de nomeações de livros veio da Escola EB2,3 de São Torcato, em Guimarães, da Escola Comandante Conceição e Silva, em Almada, e da Escola Básica D. Pedro Varela, no Montijo.

Até agora a iniciativa 'Miúdos a Votos' registou uma maior participação por parte do 2.º ciclo, atingindo os 36%, seguido do 1.º ciclo, com 35%, e do 3.º ciclo, com 29%. E foram as raparigas quem mais nomearam os seus livros favoritos, correspondendo a uma participação de 53%, comparativamente a 46% de alunos do sexo masculino.

Dos 2 mil títulos propostos, na lista dos mais nomeados e comuns aos três ciclos destacam-se: «A Fada Oriana», de Sophia de Mello Breyner Andresen; «O Diário de um Banana (Vol.1)», de Jeff Kinney e «O Principezinho», de Antoine Saint-Exupéry.

Essenciais neste projeto são os professores, a quem coube a divulgação da ação 'Miúdos a Votos' aos alunos. Se a maioria, mais de 90%, dos responsáveis pelo processo eleitoral nas escolas são os professores bibliotecários, também se registam situações nas quais os responsáveis são professores de português, inglês, história e até diretores de turma.

Recenseadas as escolas, apresentadas as candidaturas dos livros favoritos e divulgadas as listas dos títulos nomeados, agora chegou a vez dos alunos fazerem campanha pelo livro que querem que ganhe as eleições no dia 17 de março. Vamos ler para os livros chegarem ao poder!

As listas de cada ciclo podem ser descarregadas em pdf aqui: lista 1º. ciclo, lista 2.º ciclo, lista 3.º ciclo.

  • Nova iniciativa para as escolas: Miúdos a votos!

    Visão Júnior

    Já alguma vez votaste? Já fizeste campanha eleitoral para defender as tuas ideias? Pois vais poder votar nos teus livros preferidos, numas eleições ‘à séria’, com cartazes, comícios e urnas. A 17 de março há eleições! Esta é a iniciativa da VISÃO Júnior para as escolas, este ano letivo, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares