Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Onde podes doar os teus brinquedos este Natal

Visão Júnior

O Natal está a chegar e de certeza que já estás a pensar nos brinquedos novos que vais pedir ao Pai Natal! Mas então e todos os brinquedos que tens lá por casa e que já não usas?

Os brinquedos com que já não brincas fariam muito felizes outras crianças que não têm possibilidades de os comprar! A VISÃO Júnior dá-te uma ajudinha e indica-te alguns sítios onde podes doar os teus brinquedos e fazer deste Natal uma época muito mais sorridente para outras crianças.

E não te esqueças: só devem ser doados os brinquedos que estiverem em bom estado (nenhum menino quer brincar com um brinquedo partido ou estragado).

Associações

Há imensas associações e instuituições de solidariedade social que fazem recolhas de brinquedos usados - não só no Natal, mas ao longo de todo o ano.

A Cáritas está a aceitar doações de brinquedos nas dioceses de Braga, Coimbra, Beja e Santarém. De lá, os brinquedos serão reencaminhados para as crianças que mais precisam deles.

Pelo Norte e Centro do país, algumas outras associações que estão a receber brinquedos são a Cruz Vermelha de Oliveira do Conde (Viseu), o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, os Bombeiros Municipais da Lousã e a Associação de Paralisia Cerebral (Coimbra), assim como a Associação Marias Cachuchas (Torres Vedras - consulta aqui os seus pontos de recolha)

Nas regiões Sul, há recolhas de brinquedos um pouco por todo o concelho de Salvaterra de Magos (consulta aqui os pontos de recolha), no Mercado Municipal de Pinhal Novo (Palmela) e na Santa Casa da Misericórdia de Mexilhoeira Grande (Portimão).

Se souberes de mais algumas associações que estejam a receber brinquedos na tua zona, dá-nos as tuas sugestões através do email vjunior@impresa.pt!

Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia

Outros dos locais onde costumam haver recolhas de brinquedos natalícias são as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia.

Se vives nas regiões Norte e Centro, podes entregar brinquedos na Câmara de Montalegre, na Câmara de Vouzela, na Junta da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões (Matosinhos) ou na Junta de Freguesia de Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia).

Se moras no Sul, há recolhas em Loures (juntas de freguesia de Moscavide e Portela), Oeiras (nas juntas da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas) e na Câmara de Odemira.

Para quem é das Ilhas, também a Câmara Municipal de Ponta Delgada (Açores) recebe doações de brinquedos.

Informa-te junto da tua freguesia ou município para saber se estão a receber brinquedos este Natal.

Escolas

De jardins de infância a universidades, há, por todo o país, muitos estabelecimentos de ensino a promover recolhas de brinquedos durante o Natal.

No Norte e Centro, estão a ser recebidos brinquedos no Agrupamento de Escolas de Pombal. Na Universidade do Minho, está a ser feita uma enorme campanha, e os estudantes universitários não só vão receber como vão restaurar os brinquedos usados.

Pelo Sul, são várias as escolas onde se podem doar brinquedos, como o Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa (Amadora), a Escola Secundária de Campo Maior (Portalegre), o Agrupamento de Escolas de Vidigueira (Beja) e o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres de Quarteira (Loulé).

Se na tua escola não existe nenhuma recolha de brinquedos este Natal, porque não te juntas com os teus colegas e organizam uma? Depois é só doá-los a uma das associações que está a pedir brinquedos ou entregá-los a colegas e amigos que precisem.