Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

O que é a SIDA?

Visão Júnior

Free image stock torange.biz

Só no ano passado, a SIDA causou a morte de mais de um milhão de pessoas. Fica a conhecer melhor esta doença e o que podemos fazer para a combater

Dia 1 de dezembro assinalou-se o Dia Mundial da Luta contra a SIDA. Com certeza que já ouviste falar muitas vezes nesta doença, mas sabes mesmo o que é a SIDA?

SIDA quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É uma doença provocada por um vírus chamado VIH (o Vírus da Imunodeficiência Adquirida), que ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunitário (que é um sistema do nosso corpo responsável por proteger-nos de bactérias e vírus).

O que o VIH faz é destruir as células que defendem o organismo, deixando as pessoas mais fracas e sensíveis a outras doenças muito graves (como a tuberculose, a pneumonia ou o cancro). Este vírus evolui de forma diferente de pessoa para pessoa.

O vírus do VIH

O vírus do VIH

Como é que se apanha o vírus?

Uma pessoa pode ficar infetada com o VIH através de relações sexuais, por contacto com sangue infetado, ou passando de mãe para filho durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

Atualmente, perto de 37 milhões de pessoas vivem com SIDA. Em 2015, mais de um milhão de doentes morreram. No mesmo período, cerca de 2 milhões de novas pessoas foram infetadas com o vírus.

Desde que a doença foi descoberta, no início dos anos 80, cerca de 78 milhões de pessoas foram infetadas pelo VIH e mais de 35 milhões morreram com SIDA (o que é mais de três vezes a população inteira de Portugal). A região do mundo mais afetado pela doença é a África Subsariana.

O Laço Vermelho é o símbolo da luta contra a SIDA

O Laço Vermelho é o símbolo da luta contra a SIDA

Há cura para a SIDA?

Ainda não foi descoberta uma cura para a infeção com o VIH mas existem já medicamentos para prevenir que o vírus seja contraído e tratamentos (chamados anti-retrovirais) que permitem que a SIDA não avance durante algum tempo. No ano passado, 17 milhões de pessoas tiveram acesso a estes tratamentos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

O que podemos fazer para combater e prevenir a doença?

As Nações Unidas estabeleceram o fim da SIDA enquanto epidemia mundial como uma meta para atingir até 2030. Para isso, há que promover o conhecimento da doença e as campanhas que levam os tratamentos anti-retrovirais às pessoas infetadas.

Há cuidados que todos nós devemos ter para prevenir a SIDA: evitar entrar em contacto com o sangue de outras pessoas (ter especial cuidado com seringas, corta-unhas, escovas de dentes e outros objetos de higiene pessoal) e, no caso dos adultos, usar sempre preservativo durante as relações sexuais.

O Laço Vermelho

O laço vermelho, que vês sempre associado quando se fala de SIDA, representa o sangue e está também ligado à paixão. Foi criado em 1991, por um grupo de artistas norte-americanos que queriam homenagear os colegas que tinham morrido por causa da SIDA. Desde então o laço tornou-se no símbolo da luta contra a doença