Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Aprende a trabalhar em grupo

Visão Júnior

Trabalhar em grupo pode ser uma dor de cabeça ou uma grande diversão

Não faças um bicho de sete cabeças

Na escola, vais fazer trabalhos de grupo sobre vários temas. Não penses nisso como uma obrigação. Pensa que é uma oportunidade para trocares ideias, conhecimentos e experiências que te podem ser úteis.

Escolhe bem o teu grupo

Para quem costuma estudar sozinho, o desafio começa na formação do grupo. Vais ver que é fácil. Basta que te juntes a colegas que tenham os mesmos interesses que tu e cuja forma de trabalhar conheças bem.

Mantém a mente aberta

Se não puderes escolher o grupo e te calharem pessoas que não conheces, ou que sejam diferentes de ti, encara a experiência como uma aventura. Lembra-te de que cada uma delas pode ter coisas novas para partilhar. Além disso, é um ponto de partida para fazeres novos amigos!

Dialoga e divide tarefas

De início pode parecer complicado organizar o trabalho, por isso é essencial que definam um plano. Para começar, conversem sobre o que já sabem e o que querem vir a saber relativamente ao tema. Esse é um dos momentos divertidos em que pode haver uma chuva de ideias. É importante saber ouvir e respeitar as ideias e opiniões de todos para, no fim, escolherem o melhor caminho. Façam uma lista de perguntas a que querem respondern e dividam tarefas de trabalho.

Descontrai e diverte-te

Lembra-te de que trabalhar em grupo também é conviver. Combina reuniões fora da escola, em casa de alguém. E que tal prepararem um lanche enquanto estudam? Quem sabe não surgem mais ideias à volta da mesa.