Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugal é um dos 10 melhores países na luta contra as alterações climáticas

Visão Júnior

  • 333

Entre os 58 países mais industrializados do planeta, Portugal é dos que mais se têm esforçado para travar as alterações do clima. A aposta nas energias renováveis é um dos grandes passos dados

Portugal é o oitavo melhor país do mundo no combate às alterações climáticas. Quem o diz é o Climate Change Performance Index, uma lista feita por organizaçõs ambientais internacionais, que avalia quais são os países que mais esforços têm feito para proteger o planeta das alterações climáticas.

A lista foi anunciada na Conferência do Clima, que está a decorrer em Marrocos. Para saber quem são os países que melhor estão a lutar contra as alterações climáticas, é medido o impacto energético de cada um dos países e a aposta que fazem do uso de energias renováveis, em vez de combustíveis fósseis, para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

Este ano, a França foi considerada o país com as melhores políticas energéticas.

Que efeitos podem ter as alterações climáticas no planeta?

As alterações climáticas são, em grande parte, provocadas pelo aumento da emissão de gases com efeito de estufa - que faz com que o calor no planeta aumente. Ao tornar-se mais quente, a Terra fica sob maior risco de lidar com fenómenos metereológicos extemos, como secas e furacões.

Ao mesmo tempo, a neve e os glaciares que existem nos pólos norte e sul começam a derreter e a fazer com que o nível das águas do mar suba. O degelo e a subida do nível médio das águas do mar são muito perigosos, não só porque colocam em risco as pessoas e espécies animais que habitam as regiões polares (como os ursos polares ou os pinguins), mas também porque podem fazer com que muitas outras zonas do planeta fiquem submersas - se o mar subir muito alto, cidades inteiras podem ficar debaixo de água!