Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Donald Trump vai ser o novo Presidente dos Estados Unidos

Visão Júnior

© Carlo Allegri / Reuters

O candidato do Partido Republicano venceu Hillary Clinton e foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América.

Os americanos foram a votos e decidiram: Donald Trump vai ser o Presidente dos Estados Unidos da América.

Ao contrário do que diziam as sondagens eleitorais (que são previsões dos resultados que as eleições devem ter), a candidata democrata, Hillary Clinton, não foi a mais votada.

Nos Estados Unidos, as eleições são diferentes das portuguesas: não é a contagem direta de todos os votos das pessoas que conta. Os votos das pessoas elegem um colégio eleitoral, composto por 538 delegados, eleitos por cada estado. É esse colégio eleitoral que depois escolhe o Presidente. Donald Trump conseguiu conquistar mais do que os 270 votos do colégio eleitoral que eram necessários para vencer.

O presidente recém-eleito vai tomar posse no dia 20 de janeiro.

Quem é o homem que vai liderar os EUA?

Donald Trump nasceu a 14 de julho de 1946 em Nova Iorque. É um entre cinco irmãos, de uma família com origens na Escócia e na Alemanha.

Até ao liceu, Trump estudou na escola militar. Quando foi para a universidade, escolheu Economia. Ao mesmo tempo, trabalhava na empresa do pai, um dos maiores construtores imobiliários de Nova Iorque.

Donald seguiu os passos do pai e fez carreira como empresário, construindo hotéis, casinos e campos de golfe. Teve também outros negócios, como equipas de futebol americano, concursos de misses e agências de modelos.

A vida política só surgiu mais tarde: em 1999, foi candidato á presidência pelo Partido Reformista (que depois deixou). Durante alguns anos foi apoiante do Partido Democrata (o partido da sua opositora nestas eleições, Hillary Clinton), mas acabou mais tarde por registar-se como militante do Partido Republicano, o partido pelo qual agora foi eleito.

Donald Trump tornou-se famoso por participar em vários filmes e programas de televisão reality show. Tem cinco filhos, de três casamentos diferentes. A atual mulher, a próxima primeira-dama dos Estados Unidos, chama-se Melania e é uma modelo eslovena.