Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Sabes porque é que os castelos eram construídos em locais tão altos?

Visão Júnior

  • 333

Sabes porque é que eram construídos em locais tão altos? Ou porque costumavam estar cercados por água? A VISÃO Júnior explica-te

Quando ouves falar em castelos nas histórias de reis e princesas, até parece que são uma coisa de conto de fadas, mas se reparares bem, Portugal está cheio deles de norte a sul!

Embora no império Romano já se construíssem algumas espécies de fortificações, os castelos são uma invenção da Idade Média. Os primeiros que se conhecem datam do século IX, e estão na Europa do Norte e Central e, claro, na Pensínsula Ibérica - onde fica Portugal!

Os castelos também serviam para habitação - neles viviam os reis, os grandes senhores feudais e, com eles, toda a sua guarda e criadagem - mas, principalmente, para proteção. A sua principal função era a defesa do território. Já reparaste que ficam quase sempre em zonas muito altas? E que até costumam estar cercados por água? Tudo isto era pensado para dificultar o caminho dos inimigos até ao castelo.

Além disso, o facto de estarem tão altos permitia uma melhor visibilidade e comunicação à distância!

Como já percebeste, os castelos são uma importante referência para a História, para a Arquitetura e para a Cultura do país. Foi exatamente para celebrar isso que, em 1984, foi criado o Dia Nacional dos Castelos. No início, era sempre comemorado ao primeiro sábado do mês de outubro, mas, a partir de 2003, decidiu-se que a data oficial passaria a ser 7 de outubro.

Aproveita para visitar uma das centenas de fortificações e castelos que existem em Portugal - se calhar até existe algum perto de tua casa.