Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Nova iniciativa para as escolas: Miúdos a votos!

Visão Júnior

  • 333

Já alguma vez votaste? Já fizeste campanha eleitoral para defender as tuas ideias? Pois vais poder votar nos teus livros preferidos, numas eleições ‘à séria’, com cartazes, comícios e urnas. A 17 de março há eleições! Esta é a iniciativa da VISÃO Júnior para as escolas, este ano letivo, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares

Dia 17 de março pode ser um dia muito especial na tua vida: pode ser o dia em que pela primeira vez vais colocar um voto dentro de uma urna e, assim, dizeres aquilo que pensas. Não vais escolher deputados nem presidentes da República, mas votares no livros que mais gostas!
«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é uma iniciativa inédita da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, a Direção-Geral de Educação, o Plano Nacional de Leitura e a Pordata, que vai permitir aos alunos entre o 1º e o 9º anos de escolaridade votarem nos livros que mais gostaram de ler até hoje. Destas eleições, resultará a lista das obras preferidas dos estudantes portugueses.
O processo é semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: haverá recenseamento, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos. Durante a campanha eleitoral, estes defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos.
Com esta iniciativa, os alunos ficarão a conhecer como se desenrola um processo eleitoral e para que serve. Ao longo do ano letivo, será disponibilizado às escolas material de apoio que lhes permita dar a esta ação o caráter de um processo eleitoral político. Esta iniciativa, que pretende dar voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhe dizem diretamente respeito, possibilita um processo de aprendizagem importante, que ajudará a formar cidadãos de pleno direito.

Quem vai poder participar nestas eleições?

Todos os alunos, do 1º ao 9º ano de escolaridade, de escolas públicas ou privadas, ou de escolas no estrangeiro que tenham o Português como primeira língua. A escola tem apenas de se inscrever na iniciativa, até 12 de dezembro, indicando um professor responsável.

Quais são as vantagens de se participar?

Ajudar a eleger algo único: os livros de que os alunos portugueses mais gostam. Experimentar um processo completamente diferente daquilo que é a rotina da escola, participando ativamente numa campanha eleitoral em que as pessoas defendem e trocam ideias. E tendo também a possibilidade de acompanhar umas eleições por dentro.

Como vai ser a campanha eleitoral?

Os alunos defenderão publicamente o livro de que mais gostam. Poderão fazê-lo em 'sessões de esclarecimento' ou 'comícios' (na sala de aula, na biblioteca, no recreio), material de propaganda (cartazes, folhetos, pins, bandeiras, etc.) ou programas de rádio e televisão (nos meios digitais). O que quiserem e a sua imaginação permitir!

CALENDÁRIO

Recenseamento - As escolas manifestam interesse em participar na iniciativa: até 5 de dezembro

Apresentação de candidaturas - Os alunos apresentam o livro que candidatam à eleição através do preenchimento do formulário que brevemente estará disponível: até 19 de dezembro.

Campanha eleitoral - Os partidários de cada livro defendem as suas ideias nas escolas. A VISÃO Júnior fará a cobertura da campanha eleitoral através da revista, do site e do Facebook. Entre 1 de fevereiro e 15 de março.

Votação - Será feita em urna, na biblioteca da escola ou noutro espaço da escola (caso não haja biblioteca): 17 de março.

Escrutínio dos votos - Até 27 de março

Divulgação dos resultados nacionais - 20 de abril

Nota: o regulamento desta iniciativa já está disponível. Clique em regulamento.