Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Sabes o que são os Prémios Nobel?

Visão Júnior

  • 333

© Kim Kyung Hoon / Reuters

O japonês Yoshinori Ohsumi é o vencedor deste ano do Nobel da Medicina. E falta muito pouco para ficarmos a conhecer os restantes vencedores!

Rita Mata-Seta

Yoshinori Ohsumi é o vencedor deste ano do Prémio Nobel da Medicina. O biologista japonês foi escolhido por ter sido a primeira pessoa a explicar como as nossas células se regeneram, ou seja, como são capazes de se curar sozinhas. A descoberta de Ohsumi foi um avanço muito importante para o tratamento de doenças como o cancro e a doença de Alzheimer. Até dia 13, vão ser conhecidos também os vencedores do Nobel da Física, Química, Paz, Literatura e Economia!

Nobel? Quem é o Nobel?

Alfred Nobel nasceu na Suécia, em 1833. Era engenheiro químico e foi o responsável pela descoberta da dinamite, um explosivo poderoso - o que o tornou mundialmente famoso e muito rico! Mas a dinamite rapidamente começou a ser usada para guerras e o nome de Nobel ficou associado à produção de armas.

Um dia, quando o irmão de Nobel morreu, um jornal enganou-se e, pensando que tinha sido ele, publicou um artigo a dizer mal dele por ter feito uma descoberta que originou muitas mortes. Nobel decidiu que queria mudar a sua imagem e arranjou uma maneira de ser lembrado de outra forma. Antes de morrer, escreveu um testamento a pedir que todo o seu dinheiro fosse usado para criar uns prémios especiais, que distinguissem as pessoas que contribuíssem com alguma coisa boa para o mundo. E assim nasceram os Prémios Nobel!

Toma lá um prémio!

Mesmo contra a vontade da família do químico, foi criada a Fundação Nobel, que é responsável por gerir a sua fortuna e entregar os prémios.

Os prémios são atribuídos às pessoas que deram grandes contributos nas áreas da Medicina, Física, Química, Literatura e pela Paz. Existe ainda um prémio na área da Economia, mas esse só foi criado décadas mais tarde - Alfred Nobel nunca falou dele no seu testamento. Os prémio são entregues todos os anos, desde 1901, no dia 10 de dezembro - a data em que Nobel morreu.

Como são escolhidos os vencedores?

Os candidatos começam a ser escolhidos um ano antes da entrega dos prémios. Primeiro são enviados convites a algumas pessoas (como professores universitários, cientistas, políticos e anteriores vencedores) para que elas façam sugestões de quem acham que deve ganhar o prémio. Depois de serem feitas as propostas, um grupo de especialistas escolhidos analisa o trabalho dos selecionados e decide quais vão ser os candidatos ao prémio. Finalmente, é feita uma votação e os vencedores são revelados!

O que ganha um vencedor do Prémio Nobel?

As pessoas que vencem um Nobel ganham uma medalha e um diploma, mas também um prémio em dinheiro (para que possam investi-lo em mais pesquisas e trabalhos). Ah, e claro: muito prestígio, por terem sido as escolhidas!

Sabias que?

- Já houve anos em que não foi entregue nenhum prémio porque o júri decidiu que não havia niguém a merecê-lo?

- Os nomes dos candidatos aos prémios e das pessoas que os nomeiam têm de ser mantidos em segredo durante 50 anos?

- Em toda a História, só houve dois portugueses a receberem prémios Nobel? Egas Moniz venceu o Nobel da Medicina, em 1949, e José Saramago ganhou o Nobel da Literatura, em 1998.