Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Pergaminho antigo em cinzas salvo graças a um computador

Visão Júnior

  • 333

A tecnologia faz milagres! Um texto bíblico muito antigo que estava queimado já pode ser lido, depois dos cientistas o terem conseguido desenrolar digitalmente.

D.R.

Quando foi descoberto dentro de uma arca numa sinagoga (uma espécie de igreja para as pessoas de religião judaica), em Israel, este pergaminho estava queimado e os arqueólogos não o puderam abrir, porque, se lhe tocassem com as mãos, ele desfazer-se-ia em cinzas. Mas, por acreditarem que era valioso, guardaram-no até aos dias de hoje.

Agora, 46 anos depois, o avanço da tecnologia finalmente permitiu saber o que o pergaminho diz. Os cientistas digitalizaram-no a três dimensões e, com uma ferramenta digital especial, conseguiram desenrolá-lo no computador para podern ser lido!

E afinal, os arqueólogos estavam certos: o pergaminho é mesmo muito valioso! Chama-se Pergaminho de Ein Gedi, o nome do sítio onde foi encontrado, e contém um dos mais antigos textos alguma vez encontrados do Antigo Testamento da Bíblia, originário do século III ou IV!