Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugal vence o campeonato mundial de pizzas!

Visão Júnior

  • 333

Adoras pizza? Parece que Portugal é o melhor sítio para a comer!

A pizza feita em Portugal é a melhor do mundo - ou, pelo menos, foi isso que decidiu o júri do Campeonato do Mundo de Pizzaiolos. A seleção portuguesa de pizzaiolos foi a escolhida, entre os 16 países em competição, como a vencedora do Troféu das Nações.

Para disputar o título de melhores criadores de pizzas do mundo, estiveram reunidos na cidade italiana de Nápoles cerca de 80 pizzaiolos, isto é, pessoas que têm como profissão preparar pizzas (são eles quem trata das massas, dos recheios, das coberturas e dos temperos das pizzas que comes numa pizzaria).

António Mezzero, da Pizzeria Pulcinella, é o presidente da seleção portuguesa de pizzaiolos

António Mezzero, da Pizzeria Pulcinella, é o presidente da seleção portuguesa de pizzaiolos

António Mezzero, Daniel Baptista, Fábio Silva, Rute Mazza, Casimiro Santos, Francisco Ribeiro e João Almeida são os sete pizzaiolos que formam a equipa portuguesa. Todos trabalham diariamente em restaurantes e pizzerias, de norte a sul do país, e dizem não ter dúvidas de que aquilo que os distinguiu dos outros candidatos foi a qualidade dos produtos portugueses que utilizaram na preparação das pizzas.

E que pizzas foram essas? Ora, foram seis especialidades super originais, que representam o melhor da gastronomia portuguesa e são capazes de deixar qualquer um de água na boca!Têm como nomes Porto, Serra da Estrela, Alentejo, Algarve, Lusitana e Amália e levam ingredientes tão característicos e diversos como sardinhas, broa, queijo da Serra, paio de porco preto, mexilhão, choquinhos ou até mesmo bacalhau!

Para já, os pizzaiolos vão saborear a vitória, mas já prometeram criar uma pizza especial inspirada nas vencedoras do concurso, que vai estar brevemente à venda nos seus restaurantes. E nem há tempo para descansar, porque o próximo desafio dos pizzaiolos portugueses está mesmo aí à porta! O Campeonato Europeu de pizzas é já em novembro.

Itália, a terra das pizzas?

A seleção portuguesa bateu neste campeonato a anfitriã Itália, conhecida em todo o mundo por ser o país onde nasceram as pizzas. Mas será que foi mesmo?

Bem... Podemos dizer que foi mesmo em Itália, mais precisamente na cidade de Nápoles, que surgiram as pizzas como as conhecemos hoje. Mas há muitos anos que já havia povos, como os egípcios e os hebreus, a fabricar uma massa com água e farinha de trigo, que haveria de tornar-se na base da pizza. Depois disso, os primeiros a colocar coberturas como carne e cebola por cima do pão foram os fenícios, que pegaram o costume aos muçulmanos. Só na Idade Média, graças aos cruzados, que trouxeram esse costume das terras dos mouros, é que a pizza terá chegado a Itália. Aí sim, os italianos desenvolveram a "arte da pizza", que depois, como sabes, se espalhou pelo resto do mundo.