Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Paralímpicos, aqui vamos nós!

Visão Júnior

  • 333

Depois dos Jogos Olímpicos, agora é a vez dos Paralímpicos, as olímpiadas onde competem os atletas com deficiência.

© Sergio Moraes / Reuters

Já arrancaram os Jogos Paralímpicos! Entre os dias 7 e 18 de setembro, os melhores atletas com deficiência do mundo vão competir na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Nestes jogos participam as pessoas com deficiência física ou paralesia cerebral. Tal como os Jogos Olímpicos, acontecem de quatro em quatro anos.

Mas sabes como começaram? Foi a seguir à Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados voltaram para casa depois de perder uma perna ou um braço e começaram a fazer competições desportivas entre si - primeiro, dentro dos hospitais e depois, em campeonatos organizados.

Quando em 1960, os Jogos Olímpicos se realizaram na cidade de Roma, em Itália, um médico italiano chamado Antonio Maglia lembrou-se de propôr que fossem criados também uns jogos parecidos para as pessoas deficientes. E assim, nesse ano, nasceram os Jogos Paralímpicos.

Os Paralímpicos de 2016 vão ser no Brasil, o que é muito especial, porque não só é a primeira vez que acontecem num país da América do Sul, como também é a primeira vez que são num país lusófono, ou seja, um país onde se fala português.

Mais de 170 países participam nos Jogos e este ano há ainda uma equipa especial composta pelos atletas refugiados, que tiveram de fugir dos seus países por causa de problemas como a guerra.

Ao todo, há 23 modalidades diferentes nestes Jogos Paralímpicos, e muitas delas são adaptadas para serem praticadas em cadeiras de rodas, como o basquetebol, a esgrima ou o ténis.

Portugal tem 37 atletas a representar o país no Rio de Janeiro. Em 2012, os portugueses conseguiram ganhar 3 medalhas. Será que este ano vão conseguir superar o resultado?