Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Planta uma árvore

Visão Júnior

  • 333

Dezenas de incêndios consumiram milhares de árvores este verão no nosso país, em particular na Madeira. A reflorestação é fundamental, sabe como podes ajudar

FILIPE PAIVA

Gustavo Pinteus, 6 anos, esteve a plantar um sobreiro. Existe por todo o país mas é mais abundante no sul (Alentejo e Algarve). Da mesma família dos carvalhos e castanheiros, esta árvore perene é muito utilizada porque produz cortiça, o único produto do qual Portugal é o primeiro produtor mundial. A cortiça é uma proteção natural contra o fogo, permitindo-lhe assim sobreviver a incêndios, enquanto outras árvores não resistem. Para saberes que árvore deves plantar e as características de cada espécie, consulta um site muito útil: www.florestar.net. Aqui podes descobrir quais as plantas mais adequadas para a tua região.

Que árvore devo plantar?

1 - Cava um buraco largo pelo menos duas vezes maior que o tamanho do torrão da planta.

2 - Coloca a árvore na vertical e no centro do covacho.

3 - Tapa o buraco cuidadosamente. Coloca três a quatro dedos de terra por cima do torrão de forma a não ficar visível.

4 - Calca a terra à volta da planta para construíres uma espécie de bacia que vai armazenar as águas das chuvas.

5 - Protege a árvore dos roedores. Podes colocar uma rede, um tubo ou uma garrafa de plástico de 1,5 l (com a base e o gargalo cortados).

Material

- Luvas

- Sacho ou enxada

- Uma árvore

- Tubo, rede ou garraf a de plástico de 1,5 l

Queres participar?

Leonor Covas, 12 anos, é voluntária destas atividades através dos escuteiros do Estoril a que pertence. E, desta vez, até levou a família toda para plantar. Estas ações de plantação e proteção da natureza fazem parte do projeto Oxigénio e realizam-se regularmente. Podes encontrar mais informação em cascaisambiente.pt.

Texto: Sara Saraiva