Dois estudos sugerem que, afinal, os adeptos do sofá, não são tão sedentários como pode parecer: um susto durante um filme de terror ou umas boas gargalhadas a ver uma comédia podem fazer perder calorias. Na verdade, dizem os investigadores, tantas como meia hora a andar.

A explicação? "À medida que o pulso acelera e o sangue circula mais rapidamente, o corpo tem um pico de adrenalina". Richard MacKenzie, especialista em metabolismo celular e psicologia na Universidade de Westminster afirma que esta libertação rápida de adrenalina, produzida por períodos de stress intenso (neste caso provocado pelo medo), diminui o apetite, aumenta a taxa de metabolismo basal e queima um maior número de calorias.

E, já agora, fique a saber que o melhor filme para queimar calorias é The Shining - quase 184, o equivalente a um pequeno chocolate...

Quanto às gargalhadas, cientistas da Universidade de Oxford defendem que também pode ser equivalente a um pequeno treino: aumentam a circulação sanguínea e os níveis de endorfinas.