Uma coisa de cada vez

Não tentes fazer tudo ao mesmo tempo. Ao receber vários estímulos, o cérebro dispersa-se e não assimila nenhum deles com eficácia. Deixa a música ou as mensagens para os momentos de lazer.

Descansa

Dorme pelo menos 8 horas seguidas. É durante o sono que consolidamos a maior parte das recordações diárias. 

Ambiente calmo

O silêncio, a iluminação e a organização são fundamentais para que fiques focado na matéria a memorizar e não te distraias. 

Está atento

Se não estiveres atento, não memorizas nada.

Simplifica

Divide a matéria que tens de fixar em pequenas partes. Escreve cada uma delas com cor diferente para estimulares a memória visual.

Bebe água

Células com sede produzem cansaço e sonolência e dificultam a memorização.

Alimenta-te bem

Come mais vezes, alimentos leves e em pequena quantidade. Assim evitas um maior fluxo sanguíneo aos intestinos, desviando-o do cérebro. Um cérebro mal oxigenado torna-se lento e preguiçoso.

Fala sobre a matéria

É mais fácil lembrar uma conversa que um pensamento. Fala sobre a matéria contigo mesmo ou com os outros.

Conta histórias

Memorizar uma boa história é mais fácil do que a matéria tal como aparece nos livros. Transforma os teus apontamentos em pequenas histórias. Os descobrimentos, por exemplo ? "Há muito, muito tempo, Vasco foi à Índia..." 

Exagera

Descreve de forma exagerada e com expressividade, por exemplo, o percurso do sangue no nosso corpo. "Pé ante pé, o sangue caminha do coração até aos pulmões e volta ao órgão do amor. É a circulação pequenina..." 

Organiza-te

Se quando fores estudar tiveres todo o material à vista e organizado, contribuis para que aquilo que já sabes sobre a matéria seja trazido à memória mais facilmente.

Faz exercício

O exercício físico ativa a circulação sanguínea ? o cérebro fica mais oxigenado e recebe com maior facilidade a informação a guardar. 

Exercita a mente

Um cérebro em forma armazena mais facilmente. Faz puzzles e palavras cruzadas, lê, toca um instrumento, visita um museu, vai ao teatro ou conversa.