´

Implantado junto ao ecossistema da Lagoa de Óbidos, numa propriedade de 3 hectares, é fruto de investimento particular, por parte de Telmo Faria (presidente da Câmara Municipal de Óbidos), e da sua mulher, que decidiram apostar no concelho, na vertente do turismo, mas com um conceito diferente.

Explica-nos que "é muito mais do que cama e comida". No Rio do Prado tudo é simples e autêntico, sem nunca se descurar o conforto, o serviço e o ambiente. Tem como linhas mestras a criatividade e sustentabilidade, características que o distinguem da demais oferta hoteleira, principalmente nesta região.

A preocupação ambiental está presente em todos os momentos em que se usufrui do espaço. São dezenas de medidas de cariz ecológico (entre águas, resíduos, eletricidade, aquecimento, equipamentos, construção, entre outras) que articuladas entre si fazem do Rio do Prado, um local eco responsável.

Esta faceta é bem visível, aos olhos de todos os que escolherem por aqui pernoitar. As coberturas das suites, 15 no total (em open space e com várias dimensões de 45 a 90 m2) estão revestidas com plantas. A reutilização de materiais é uma constante, e está patente na construção e decoração dos edifícios.

E é aqui que entra a criatividade deste hotel. No reaproveitamento que faz dos materiais da obra que aqui foi edificada e de outras que têm ou tiveram lugar na região, e que recolhem para transformar. Matérias que são trabalhadas aqui por uma equipa de 3 pessoas, que desenha e cria o mobiliário que decora as diversas áreas.

Há cadeiras, molduras, espelhos, mesas e espreguiçadeiras construídas a partir do aproveitamento destes resíduos. Peças que também podem ser adquiridas pelos hóspedes no Ecolab. Uma incubadora de ideias/atelier que no futuro acolherá peças de outros eco designers, promovendo assim esta vertente mais verde do design. As suites são térreas e dão todas para o jardim.

O elemento água faz-se representar pelos 5 lagos (com diversos habitats), duas piscinas e o Black Spa. Há ainda uma livraria/biblioteca, auditório, mercearia e o restaurante Maria Batata. Estes dois últimos beneficiam dos produtos biológicos criados no Rio do Prado, onde existe uma horta biológica com um hectare.


Hotel Rio do Prado
R. da Poças, Arelho, Lagoa de Óbidos, Óbidos
T. 262 959 623/96 766 7020
info@rioprado.pt
Preços: Suite Deluxe (55 m2) €180/noite, Suite Standard €160/noite
Pequeno-almoço incluído