É deitado na cama de rede, pendurada entre duas oliveiras, que Calvin espera os hóspedes, logo à entrada do Tipi Algarve "o melhor local do monte", brinca o inglês de 52 anos. Desde 2007, é proprietário, com a namorada Sam, de 2,3 hectares do Monte João Afonso, em Rasmalho, a meia dúzia de quilómetros de Portimão. Na tipi azul, de lona impermeável, decorada com estrelas, cabem uma cama de casal e duas individuais.

Apesar de as quatro casas de banho e chuveiros serem comuns (e onde só há água aquecida pela luz solar das nove da manhã às nove da noite), as zonas para cozinhar são exclusivas de cada tenda. Uma vez por semana, há pizza night, confecionada no forno a lenha situado perto das mesas de matraquilhos e de snooker. A única yurt que aqui existe é mais fresca do que as habituais, pois tem só uma camada de proteção, em vez das quatro originais.

O Tipi Algarve faz parte do Wwoof Portugal, um programa de intercâmbio de voluntários. "Vem gente da Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido para trabalhar no monte. Em troca dessa ajuda, oferecemos comida, alojamento e oportunidade para conhecer estilos de vida naturais", explica Calvin. À uma da tarde, e com os termómetros a tocarem nos 40 graus, a sombra é um bem tão precioso como a água.

As quatro tendas tipi, as três safari e a única yurt têm lotação esgotada até setembro.


Preços: Tipi, Yurt e Safari €200 a €300/mínimo 3 noites; não permite cães e não fornece toalhas de banho

Equipamentos: cozinha individual; chuveiros e sanitas comuns; área de convívio com livros, jogos, brinquedos, snooker e matraquilhos; pérgula para meditação e yoga

Proximidades: Portimão (11 km), Alvor (18 km), Monchique (13 km), Silves (16 km); Praias da Rocha (13 km), Vau (15 km), Ferragudo (15 km)


Tipi Algarve
Monte João Afonso, Rasmalho, Portimão
T. 93 527 1819
www.tipialgarve.com


Descubra cada um dos locais em pormenor: