Ainda não acabámos a história dos intocáveis, ou dalits. Aproveitemos a visita a este cenotáfio - um monumento fúnebre, sem o corpo, apenas simbólico - construído em 1899 em memória do marajá Jaswant Singh II, para falar agora dos casos de sucesso de alguns dalits.

A forma mais imediata que estes encontram para fugir ao seu destino hereditário e cruel, é precisamente fugir da religião que o impõe: o hinduísmo. Convertem-se então ao budismo (mais liberal e igualitário), ao islamismo ou ao cristianismo.

Apesar da discriminação sofrida por parte dos colegas e professores, muitos dalits estão a conseguir um diploma de curso superior. O que tem contribuído para o nascimento de grandes líderes dalits.


Rute Norte na Índia  - Rute Norte na Índia [84]

Na política, Kocheril Raman Narayanan, eleito presidente da Índia em 1997, foi o primeiro - e único até hoje - intocável a ocupar o cargo. Foi o décimo presidente da república da Índia, entre 1997 e 2002. K.R. Narayanan, como é conhecido, nasceu em 1920 no estado de Kerala, no sul (lá chegaremos, nesta nossa viagem), tendo sido o quarto filho de sete.

O seu tio, que o acompanhou no primeiro dia de escola, não sabia em que dia ele teria nascido, pelo que arbitrariamente escolheu 20 de Outubro, e Narayanan mais tarde deixou que esta data se tornasse oficial.


Rute Norte na Índia  - Rute Norte na Índia [84]

Narayanan, que morreu em 2005, era filho de um médico que praticava a tradicional medicina Siddha e Ayurveda - esta última haveremos de ter um contacto mais estreito com ela, precisamente em Kerala.

Apesar de pobres, o seu pai era respeitado pela sua argúcia médica. Através de uma bolsa de estudos, Narayanan estudou na London School of Economics e começou sua carreira política na Índia como membro do ministério das relações internacionais sob a administração de Nehru.


Rute Norte na Índia  - Rute Norte na Índia [84]

Narayanan casou com uma birmanesa, por isso precisou de uma autorização especial de Nehru. Ela tornou-se cidadã indiana, tendo sido a única mulher com origem estrangeira a tornar-se na primeira-dama. Tiveram duas filhas.

Nesta imagem pode ver-se a casa de Narayanan quando era pequeno .


Rute Norte na Índia  - Rute Norte na Índia [84]

O poder do dinheiro, por outro lado, também subverte qualquer organização social. A globalização, o crescimento económico e a elevada educação dos cidadãos lança desafios cada vez maiores a esse sistema. Temos o exemplo de Hari Pippal, empresário indiano bem-sucedido, igualmente dalit, ou intocável.

Proveniente de uma família humilde, Pippal investiu bastante em educação, acumulou capital e empreendeu negócios diversos, e atualmente é um caso típico do que nós chamaríamos de um nouveau riche ou "emergente". A sua fortuna pessoal é calculada em cerca de 4 milhões de dólares (cerca de 3,1 milhões de euros) - pouco para um bilionário norte-americano, mas muito para um indivíduo situado à parte da sociedade.

Rute Norte na Índia  - Rute Norte na Índia [84]