Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Quando Hitler chegou ao poder

Visão História

  • 333

1933 foi um ano historicamente determinante: Hitler chegou ao poder. Já está nas bancas mais um número da VISÃO História

Houve anos que mudaram para sempre o curso da História: 1933 - data a que é dedicada a VISÃO História posta à venda hoje, dia 28, juntamente com a VISÃO - foi um deles. Hitler chega, então, ao poder na Alemanha, cimentando o pesadelo nazi que abalaria a Europa, pouco tempo depois. É nesse ano que nasce o primeiro campo de concentração, Dachau, e é fundada a polícia política Gestapo.

Em Portugal, António de Oliveira Salazar, presidente do Conselho de Ministros desde o ano anterior, "inaugura" o Estado Novo, no seguimento do plebiscito à nova Constituição. É criada a PVDE, antecessora da PIDE.

Do outro lado do Atlântico, acendera-se uma luz ao fundo do túnel, com a eleição de Franklin D. Roosevelt para a presidência dos EUA. A sua política, conhecida por New Deal, determinaria o fim da difícil crise que os EUA viviam desde 1929. Seria também em 1933 que uma das mais polémicas leis norte-americanas, a "Lei Seca", seria revogada, terminando, assim, a proibição da venda e consumo das bebidas alcoólicas.

Para os amantes do cinema, 1933 é, igualmente, um ano forte: na América "nasce" King Kong, em Portugal estreia-se A Canção de Lisboa.Com a colaboração dos investigadores Filipe Ribeiro de Menezes (autor de uma biografia de Salazar) e de Irene Flunser Pimentel (que escreveu um livro sobre a história da PIDE), esta edição da VISÃO História analisa, em pormenor, o que de importante se passou em 1933. Um ano que, como se disse, viria a determinar a direção que a História do mundo tomou.

Os assinantes da VISÃO podem encomendar a VISÃO História através do telefone 707 200 350, ou do site www.assineja.pt, recebendo comodamente a revista em casa.