Até ao dia 29 de junho decorrem as inscrições para a segunda edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, organizado pela Fundação Montepio e pela Companhia de Seguros Lusitânia. O projeto vencedor pode arrecadar 25 mil euros. O anúncio dos cinco projetos finalistas está marcado para 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude e a entrega do prémio acontecerá algures em setembro.


A iniciativa pretende "reconhecer, promover e divulgar o voluntariado jovem e as suas atividades" e "estimular a apresentação de projetos inovadores ou apoiar a continuidade de projetos já em curso", conforme se pode ler na apresentação do prémio, na página oficial do Grupo Montepio, uma instituição com mais de 800 colaboradores-voluntários.


As inscrições podem ser enviadas por e-mail, para grs@montepio.pt , até à próxima sexta feira, sob proposta assinada pelo responsável do projeto. A acompanhar a candidatura deve seguir um documento com dados informativos (identificação da organização, identificação dos responsáveis pelo projeto e descrição geral da organização) e um esboço do projeto (nome, fundamentação, objetivos, ações e atividades a desenvolver e síntese dos aspetos inovadores do trabalho).


Todos os projetos concorrentes devem ser concebidos por organizações juvenis ou entidades que desenvolvam atividade com jovens e apenas um pode ser vencedor. O júri é constituído pelo Presidente do Montepio, António Tomás Correia; pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Francisco Mesquita Machado; pelo representante da Lusitania - Companhia de Seguros, José de Arez Romão; pela embaixadora nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, Fernanda Freitas; pela presidente do GRACE, Conceição Zagalo, e pelo jovem Associado do Montepio, Vasco Brito.