O portal líder de audiências em Portugal apresentou, esta quinta-feira, uma "cara nova". O SAPO apresentou uma nova homepage que resulta da ambição e da vontade de proporcionar aos seus utilizadores a melhor experiência tecnológica e de usabilidade, bem como uma nova organização de conteúdos que espelha o alargamento da rede de parceiros e aumenta as possibilidades de navegação em todas as áreas temáticas.

Quase a completar 17 anos de vida, o SAPO apresentou a versão mais inovadora e ousada da sua página principal, fruto de um trabalho que decorreu durante mais de um ano e que envolveu estudos de usabilidade, inquérito aos utilizadores na própria homepage, análise de estatísticas e do comportamento dos seus utilizadores, levantamento dos requisitos editoriais e comerciais, testes de eyetracking, benchmarks com outros sites, etc. A versão beta do SAPO esteve disponível online durante dois meses e teve cerca de 300 mil acessos, 12 mil respostas ao inquérito e mais de 5 mil sugestões foram deixadas pelos utilizadores.

As mudanças introduzidas são estruturantes. Nesta nova versão, o SAPO aumentou as áreas de conteúdo - notícias e destaques - e melhorou aspetos de interação e usabilidade. Entre as principais novidades destacam-se os seguintes aspetos:

  • Nova área de notícias denominada Escolhas do SAPO que se reparte entre os temas de "Atualidade & Desporto"  e onde serão destacados conteúdos de carácter mais intemporal, desde as reportagens, às grandes entrevistas, infografias e formatos em que a imagem é predominante. Na área "Dia-a-dia", outra novidade da homepage, são  agrupados conteúdos de carácter diário, cuja consulta é já um hábito dos utilizadores do SAPO, como a banca de jornais, os cartoons e as imagens que marcam o dia.
  • São introduzidas novas widgets, sempre associadas aos temas junto dos quais ganham utilidade, como é o caso das estreias da semana na área de cinema e da programação na área de televisão. Para quem queira aceder diretamente foi criado o campo "atalhos para widgets" onde está listada toda a oferta: tempo, horóscopo, bolsa, estreias (de cinema), emprego, programação (canais de televisão), receitas e o meu mundo (links favoritos, SAPO mail e facebook);
  • O Meu Mundo. Para além de todo o esforço em escolher e trazer ao utilizador as notícias da atualidade, é igualmente importante dar acesso aos conteúdos únicos para cada utilizador. Foi a pensar nisso que foi criado O Meu Mundo, uma área para o conteúdo do utilizador, que só a ele diz respeito (links favoritos, SAPO mail e facebook);
  • Diversas opções de navegação. O utilizador pode fechar/abrir widgets, separar/juntar temas, definir localidades usando deteção geográfica automática, com consentimento do visitante, e todas elas serão mantidas no seu navegador ou caso faça login, poderá recuperá-las. Cada utilizador tem liberdade para personalizar a experiência de navegação da nova homepage e mantê-la como gosta;
  • Multiplataforma. A nova homepage do SAPO acomoda qualquer tamanho de ecrã para  potenciar o uso constante, em qualquer contexto e dispositivo.

 

A nova homepage do SAPO foi desenvolvida com base nas mais recentes tecnologias e ferramentas e nas principais tendências para o mercado da internet, e assume-se na linha da frente de inovação, irreverência e qualidade a que tem habituado os seus utilizadores.

Com mais de 90 milhões de pageviews e 4,5 milhões de visitas únicas mensais, a homepage do SAPO é inevitavelmente o seu principal cartão de visita. Por ela passam diariamente mais de 1 milhão de portugueses que se habituaram a visitar regularmente e a exigir do SAPO uma seleção criteriosa dos melhores conteúdos e um acesso cómodo aos serviços e ferramentas da rede SAPO. Por isso, o SAPO tenta sempre ir ao encontro das necessidades dos seus utilizadores e oferecer-lhes a melhor experiência tecnológica e de usabilidade. Hoje está a ser dado mais um passo nesse sentido.