Regras da Comunidade VISÃO

Isto é importante, não deixe de ler.

Comentar um artigo

Esta funcionalidade está reservada a utilizadores registado. Se ainda não é registado, faça-o é gratuito e demora menos de 30 segundos. A funcionalidade de comentar fica desbloqueada. Se já é registado no site basta fazer o seu login para desbloquear a funcionalidade de comentar.

Nota: Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, não podendo a MEDIPRESS e/ou seus diretores e funcionários serem de alguma forma responsabilizados pelos mesmos. A publicação dos comentários baseia-se no conceito de "Fair Use Policy" do serviço, bem como nos termos e condições previstos nos Termos de Utilização . Os comentários são classificados pelos próprios utilizadores, podendo desaparecer no caso de essa classificação ser negativa. Os comentários demoram alguns minutos a ficarem disponíveis no site.

Para comentar deve:

·         Entrar no detalhe do artigo (clicando no seu título).

·         No artigo encontrará a opção de "Comentar", deve clicar para ser encaminhado para o formulário de comentário.

·         Surge-lhe um formulário com os campos de título e texto, os quais deve preencher, de modo a poder submeter um comentário válido. Existe ainda uma checkbox, no fundo do formulário que lhe permite selecionar a opção de vir a ser notificado caso haja respostas ao seu comentário.

·         Deve clicar em "Enviar" para submeter a informação.

·         O comentário aparecerá no site após alguns minutos. Use o seu comentário para dar a sua opinião, sem recorrer linguagem ofensiva. Um comentário que seja classificado como abusivo pode desaparecer do site.

 

Responder a um comentário

·         Por baixo de cada comentário encontra a opção de "Responder".

·         Ao clicar em "Responder", surge-lhe um formulário igual ao de inserir um comentário ao artigo.

·         Deve preencher o formulário, de modo a poder submeter um comentário válido. Existe ainda uma checkbox, no fundo do formulário que lhe permite selecionar a opção de vir a ser notificado caso haja respostas ao seu comentário.

·         Deve clicar em "Enviar" para submeter a informação.

·         O comentário aparecerá no site após alguns minutos. Use o seu comentário para dar a sua opinião, sem recorrer linguagem ofensiva. Um comentário que seja classificado como abusivo, além de desaparecer do site, também retirará pontos de prestígio ao utilizador que o escreveu.

 

Conhecer o autor do comentário

·         Por baixo do título do comentário, aparece o "nickname" do utilizador que o escreveu com link para a página do seu perfil. 

·         Pode escolher ser notificado por e-mail sempre que este utilizador escrever um comentário. Para isso basta clicar em "Seguir utilizador". Para seguir o utilizador faça check na janela que lhe é mostrada e clique em "Gravar".

 

Reportar abuso

Sempre que veja um comentário com linguagem ofensiva ou menos adequada, por favor, marque-o como abusivo, basta clicar no botão "Reportar abusivo". A redação será notificada desse aviso. O comentário em causa será objeto de análise por parte da redação que decidirá mantê-lo ou apagá-lo. Nunca estarão em causa questões de opinião, mas apenas a utilização de linguagem imprópria ou injúrias a terceiros. 

 

 

Moderação de comentários

Ocasionalmente os utilizadores são notificados por email de que receberam pontos de moderação para classificarem positivamente os comentários dos outros utilizadores.

Por favor procure usar esta capacidade de forma construtiva, e tente usá-la sempre que possível para premiar bons comentários. A moderação não deverá ser usada para exprimir acordo ou desacordo com as opiniões expressas nos comentários, mas sim para avaliar a sua qualidade.

O uso de forma claramente injusta destes pontos, poderá fazer com que não volte a receber este privilégio.

 

Caso não sejam usados, os pontos desaparecerão ao fim de alguns dias.

 

Regras para moderação de comentários:


1) Moderação:
Os utilizadores registados com pontos (ver ponto 2) superiores a zero recebem regularmente o direito de pontuar os comentários dos seus pares.

Com estes pontos poderá classificar positivamente os comentários dos outros utilizadores, premiando os melhores e assim contribuindo para manter a qualidade do site.

Esse direito traduz-se na atribuição de 5 "pontos de moderação", que lhe dão o direito de avaliar positivamente 5 comentários. Se não forem usados num período de vários dias, os pontos desaparecem. Quando um utilizador tem pontos de moderação aparece-lhe, junto a cada comentário, o link "Pontuar". Seguindo esse link, surge uma pequena caixa com várias opções: positivas ("Bem Escrito","Interessante", "Divertido") e uma neutra ("Normal"), que acrescentam pontos ao comentário.

 

2) Pontos de Moderação:

Os Pontos de Moderação de um utilizador começa em 0 e ganha pontos quando um seu comentário é avaliado (moderado) de forma positivam por outro utilizador.

3) Pontuação dos comentários:
Cada comentário tem um certo número de pontos, que resultam de dois fatores: o valor inicial dependente do utilizador que o escreveu (ver ponto 2) e do resultado das moderações a que foi sujeito (ver ponto 1).
O valor inicial tem a seguinte regra: 1 ponto para comentários de utilizadores com menos de 50 pontos de prestígio (ver ponto 3) ; 2 pontos para comentários de utilizadores com 50 ou mais pontos de prestígio. 
Os comentários aparecem ordenados por ordem decrescente de pontos.

 

4)Evaporação de pontos:

Os pontos dos utilizadores "evapora-se" com o passar do tempo, de forma tão mais rápida quanto este é elevado. Isto significa, por exemplo, que um utilizador com 50 pontos perde 1 ponto de 4 em 4 dias, um com 100 perde 1 ponto por dia e um que tenha 400 pontos perde 8 pontos por dia. Utilizadores com 25 pontos ou menos não sofrem evaporação Para evitar perder pontos, os utilizadores tem de conseguir receber mais, através dos comentários que escrevem, dos que os que se evaporam. 
No fundo, o utilizador só tem que continuar a fazer as mesmas coisas que lhe permitiram ganhar o prestígio, por exemplo escrever comentários que são moderados positivamente. Enquanto continuar a fazê-las vai ganhar mais pontos do que os que se evaporam, e o prestígio continua a aumentar, mas se ele deixar de as fazer, o seu prestígio vai descendo gradualmente graças a evaporação.

Top de utilizadores

É uma lista que mostra o ranking dos utilizadores com mais pontos no site.

 

Registo no site

Depois de se registar pode aceder às várias áreas de interatividade do site, como por exemplo fazer comentários nos artigos. Recebe também por ser registado pontos que lhe permitem moderar os comentários de outros utilizadores. Para fazer o seu registo basta clicar no link "Registo" e escolher um "Nickname" (nome que aparece visível aos outros utilizadores) e um endereço de e-mail (não é visível aos outros utilizadores). Após o registo recebe no endereço de e-mail que nos indicou um e-mail de confirmação do registo e a sua password que lhe permite fazer o login no site. Só pode registar o mesmo nickname ou endereço de e-mail uma vez.

 

Recuperar Password

Utiliza o link "Recuperar a password" que encontra na área de Login. A sua password será enviada para o endereço de email fornecido.

Fazer login pelo Facebook

O que significa?

Pertencer à comunidade do site. A partir desse momento pode gratuitamente aceder a todas as ferramentas de comunidade, tais como:

- Comentar os artigos do site
- Receber pontos de moderação que lhe permitirão classificar comentários.


Todos os comentários ou artigos que submeter no site aparecerão automaticamente na sua página do Facebook.

 

Como posso fazer login pelo Facebook?

Deve inserir os seus dados (email e password) de acesso à sua conta do Facebook. O botão para fazer login pelo Facebook pode ser encontrado nos seguintes locais:

- No topo do site no link "Login"
- Nos artigos (antes e depois dos comentários)

 

O site VISÃO tem acesso ao email e password do Facebook?

Não. A janela onde o utilizador coloca os dados é uma janela do Facebook. Depois do utilizador introduzir os dados, o Facebook indica ao site VISÃO que o utilizador é válido.

Não tenho nenhum utilizador VISÃO mas tenho login no Facebook. O que fazer?

Ao fazer login pelo Facebook, e caso não tenha um utilizador VISÃO, terá de fornecer o seu email e colocar um nickname para terminar o processo. Estes dados são importantes para que possa receber por email notificações de respostas a um comentário que insira e para ter criada no VISÃO uma página do seu perfil.

 

Já tenho um utilizador VISÃO e conta no facebook. O que fazer?

Caso já tenha um utilizador VISÃO, poderá efetuar o login via Facebook (mesmo que esteja identificado no site). A partir desse momento, as suas contas VISÃO e Facebook ficarão ligadas e sempre que submeter conteúdos no VISÃO esses aparecerão na sua página do Facebook.

Quando atualizo os meus dados no VISÃO isso interfere com a minha conta no Facebook?

Não. Apesar de ter a conta do Facebook ligada a uma conta VISÃO, se editar o seu perfil num dos sites, isso não influenciará o outro. Por exemplo, no seu perfil do Facebook poderá ter uma foto sua, e no perfil do VISÃO poderá não ter foto, ou colocar a foto de uma paisagem.
Na VISÃO não serão revelados dados seus do Facebook. Ou seja, sempre que colocar um comentário na VISÃO, a assinatura que aparece é a do nickname que inseriu quando fez login pelo Facebook a primeira vez.

 

Quais são os requisitos mínimos para aceder ao site?

Deverá possuir uma ligação à Internet e um browser (Internet Explorer ou Firefox). Recomendamos a instalação de uma versão actual de Flash e Shockwave. Para alguns conteúdos específicos como, por exemplo, RSS ou PodCast, irá necessitar de software adicional.

 

Porque é preciso permitir cookies para aceder ao site? 

Por favor leia a nossa 

Política de Cookies

 

Política de utilização de dados pessoais 

Por favor leia a nossa 

Política de Privacidade

  

Termos de utilização do site 

Por favor leia os nossos Termos de Utilização