Na Península de Setúbal sobressaem duas grandes empresas vitivinícolas, a José Maria da Fonseca e a Bacalhôa Vinhos de Portugal, que até final do séc. XX dominavam a paisagem e o negócio vínicos da região.

Nesta primeira década do séc. XXI dois outros produtores sobressaem, não tanto pela quantidade de vinho produzida e comercializada, mas sobretudo pela qualidade continuada dos seus produtos colheita após colheita. Referimo-nos à Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó (Palmela) e à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões (Montijo), que constituem exemplos de sucesso económico. Tanto aquela empresa familiar, como a cooperativa, dão atenção ao mercado interno, mas alicerçam também a sua expansão nas exportações. A Adega de Pegões é também um exemplo de boa gestão cooperativa, coisa rara no panorama das adegas cooperativas nacionais.

Jaime Quendera é o enólogo de ambas as empresas, onde desenha vinhos de perfil moderno capazes de seduzirem o consumidor. Assim se criou a modernidade na vitivinicultura da região, outrora quase confinada à casta tinta Castelão (vulgarmente reconhecido por Periquita). Os tintos varietais de Pegões de 2009, embora muito marcados pelo estágio em cascos de carvalho, retintos e encorpados, testemunham a bondade do percurso enológico encetado desde finais do século passado pela Adega de Pegões.


Adega de Pegões Alicante Bouschet Regional Península de Setúbal 2009 *****
Um tinto com 14% vol. álcool em que a madeira "pesa" e marca o seu perfil. Com o estágio em garrafa vai ficar mais equilibrado.

Adega de Pegões Cabernet Sauvignon Regional Península de Setúbal 2009 *****
A presença do carvalho nos aromas e no sabor disfarça os 14% vol. álcool. Pressentem-se os aromas e sabores vinosos da casta.

Adega de Pegões Syrah Regional Península de Setúbal 2009 *****
O menos elegante dos tintos com 14,5% vol.álcool.

Adega de Pegões Regional Península de Setúbal Trincadeira 2009 *****
O melhor desta série de tintos varietais com 13,5% vol. álcool.

Adega de Pegões Regional Península de Setúbal Aragonez 2009 *****
O carvalho "abafa" a personalidade do Aragonês, que voltará a distinguir-se com o tempo em garrafa. Uma série de tintos que serão mais harmoniosos daqui a uns dois anos.


 

Os vinhos da Semana

TINTOS
Adega de Pegões Cabernet Sauvignon Regional Península de Setúbal 2009 - €7,50
Adega de Pegões Regional Península de Setúbal Trincadeira 2009 - €6