Pedro Norton foi o escolhido por Francisco Pinto Balsemão para assumir a presidência executiva da Impresa, grupo que detém a revista VISÃO, o semanário Expresso, as televisões SIC e SIC Notícias e a revista Caras, entre várias outras marcas.

Durante a apresentação das contas da Impresa nos primeiros seis meses do ano, o grupo Impresa anunciou que Pedro Norton assumirá as novas funções a partir de outubro. Com 44 anos, Pedro Norton, cronista da VISÃO, está há 20 anos em cargos de direção e de gestão nas várias unidades do grupo Impresa, ocupando atualmente o cargo de vice-presidente da comissão executiva da Impresa.

Francisco Pinto Balsemão, fundador do semanário Expresso, fica como presidente do conselho de administração ('chairman') da Impresa. Nascido a 1 de setembro de 1937, Francisco Pinto Balsemão tem uma carreira que abarca o jornalismo, a atividade política e empresarial.

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, frequentou o curso complementar de Ciências Político-Económicas da mesma instituição. Jornalista a partir de 1961, foi secretário de direção (1963-1965) e administrador (1965-1971) do Diário Popular, e fundador e diretor do semanário Expresso entre 1973 e 1980.

Reorganização de topo

Com a nomeação de Pedro Norton para presidente executivo da Impresa, a 'holding' vai reorganizar-se a nível de topo e criar uma linha de seis chefes operacionais que respondem diretamente ao novo CEO.

Na conferência de imprensa dos resultados do primeiro semestre, Pedro Norton disse que vai ser criada uma linha de seis COO ('chief operacional officer', ou seja, chefes operacionais) que estarão na dependência direta do presidente executivo (CEO) do grupo.

O diretor-geral da SIC, Luís Marques, passa a COO Editorial, José Carlos Lourenço será COO nas áreas Comercial e Marketing, Paulo Saldanha assume idênticas funções de administrador financeiro (CFO) na área Administrativa e Financeira, José Freire fica como COO para a área de Vendas de Conteúdos e Desenvolvimento de Negócios e Francisco Pedro Balsemão fica com o pelouro de Recursos Humanos, Jurídico e Sustentabilidade.