O engenheiro Freeman Anthony utilizou a porcelana de sanitas usadas e cimento, também reutilizado, para produzir um passeio público ecológico, em Bellingham, que até já foi premiado, pela Universidade de Washington, com o título "World's First Greenroad" (primeira estrada verde do mundo).

As sanitas utilizadas no passeio vieram de uma instituição de solidariedade que substituiu-as por novas. Ao saber que estas iriam para o lixo Freeman Anthony achou que seria uma boa ideia reutilizá-las.


Depois de vários testes, o engenheiro e a empresa, que forneceu o cimento, chegaram à conclusão que a fusão entre a porcelana e o cimento reciclado era perfeita para o objetivo pretendido.  

20% da mistura final tem porcelana de sanitas esmagadas, o que corresponde a uma diminuição de cinco toneladas de material que iria para o lixo. 

O passeio "reciclado" de 210 metros quadrados tem agradado os habitantes. Até há quem diga que este é mais acessível aos ciclitas e peões.

O projeto insere-se numa iniciativa mais ampla que inclui vários trabalhos ecológicos que está a decorrer em Bellingham, cidade esta que se caracteriza por ser "amiga do ambiente".