Tabernas para todos os gostos   
Páginas com sabor

É um guia essencial, daqueles que nos recordam que apesar de estarem quase em via de extinção, ainda existem tabernas dignas desse nome. De nos servirem um "copo de três" e pratinhos de petiscos de fazer crescer água na boca.  
São já raras as tascas, as casas de pasto e as tabernas, mas ainda assim Orlando Leite, jornalista, conseguiu reunir num guia de 184 páginas mais de cento e cinquenta casas, de norte a sul do País, locais que continuam a funcionar como ponto de encontro no final de cada dia de trabalho e "onde se partilham as cervejas, as histórias, as mágoas e se têm as discussões mais ou menos encaloradas".  Guia das Tascas e Tabernas de Portugal, Marcador Editora, 184 págs., €15,50.

A comida de Yotam   
Páginas com sabor

Aqui não se "serve" comida sensaborona, mas sim sabores do outro mundo, criados pelo chef Yotam Ottolenghi, que assina uma coluna semanal no britânico The Guardian.
O Novo Vegetariano tem 120 receitas, divididas por secções dedicadas aos legumes verdes, às beringelas, ao arroz e aos cereais, à massa, aos cogumelos, à fruta... Yotam nasceu em Jerusalém, mas vive em Londres desde 1997, cidade onde possui cinco restaurantes, entre eles o Nopi que recebeu o Galaxy Food & Drink Award em 2011.  O Novo Vegetariano, Civilização, 288 págs., €26,50.