![]() |
É um guia essencial, daqueles que nos recordam que apesar de estarem quase em via de extinção, ainda existem tabernas dignas desse nome. De nos servirem um "copo de três" e pratinhos de petiscos de fazer crescer água na boca.
São já raras as tascas, as casas de pasto e as tabernas, mas ainda assim Orlando Leite, jornalista, conseguiu reunir num guia de 184 páginas mais de cento e cinquenta casas, de norte a sul do País, locais que continuam a funcionar como ponto de encontro no final de cada dia de trabalho e "onde se partilham as cervejas, as histórias, as mágoas e se têm as discussões mais ou menos encaloradas". Guia das Tascas e Tabernas de Portugal, Marcador Editora, 184 págs., €15,50.
A comida de Yotam
![]() |
Aqui não se "serve" comida sensaborona, mas sim sabores do outro mundo, criados pelo chef Yotam Ottolenghi, que assina uma coluna semanal no britânico The Guardian.
O Novo Vegetariano tem 120 receitas, divididas por secções dedicadas aos legumes verdes, às beringelas, ao arroz e aos cereais, à massa, aos cogumelos, à fruta... Yotam nasceu em Jerusalém, mas vive em Londres desde 1997, cidade onde possui cinco restaurantes, entre eles o Nopi que recebeu o Galaxy Food & Drink Award em 2011. O Novo Vegetariano, Civilização, 288 págs., €26,50.









