Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Viajar com o Chef Kiko

Kiko Martins

Uma receita simples, com temperos da Ásia, para entrada ou prato principal. A crónica de Kiko Martins na VISÃO

Daniel Guerra

Seja de carne ou de peixe, esta é uma das minhas formas preferidas de preparar (e comer) os alimentos. Os ingredientes todos bem picados ganham outra dimensão, com o tempero que escolhermos para tornar o prato especial. Num tártaro, o tempero pode levar-nos para qualquer parte do mundo. Neste tártaro de salmão, a ideia é viajarmos até ao continente asiático!

Tártaro de Salmão com Alga Nori

Ingredientes
Para 4 pessoas

600 g de salmão
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de chá de óleo de sésamo
4 colheres de sopa de molho de soja
Coentros q.b.
1 colher de chá de raspas de lima
Folhas de alga nori q.b.
1 colher de chá de sementes de sésamo

Preparação
Fatie o salmão e corte-o em cubos muito pequenos.
Coloque-o muito bem picado numa tigela e tempere com o gengibre, o óleo de sésamo, o molho de soja, os coentros picados e as raspas de lima. Misture tudo muito bem.
Polvilhe com sementes de sésamo.
Sirva com as folhas de alga nori.

Kiko Martins

Kiko Martins

Nascido no Rio de Janeiro, em 1979, Kiko Martins – que prefere ser tratado por Chef Kiko – licenciou-se em Gestão, mas rapidamente percebeu que o seu futuro passava pela cozinha. Em Paris, ingressou na escola Le Cordon Bleu, tendo depois passado por restaurantes como Ledoyen, AM Le Bistro, The Fat Duck e Eleven. Tornou-se conhecido do grande público por causa de uma viagem: uma volta ao mundo realizada em 2010 na qual visitou 26 países. De então para cá, abriu cinco restaurantes em Lisboa (O Talho, A Cevicheria, O Asiático, O Surf & Turf e O Poke), tornando-se, aos 39 anos, numa das caras da nova cozinha portuguesa.