Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O primo do ceviche

Viajar com o Chef Kiko

Kiko Martins

Começou por ser uma técnica mexicana para marinar a carne e, entretanto, transformou-se numa verdadeira iguaria. A crónica de Kiko Martins na VISÃO

Daniel Guerra

O aguachile é primo do ceviche e do poke. Como tal, não podia não ser dos meus pratos preferidos! Curiosamente, começou por ser uma técnica mexicana para marinar carne e acabou por se transformar numa verdadeira iguaria de marisco, à medida que se espalhou pela costa do México. Hoje em dia, podemos encontrá-lo em qualquer parte do mundo.

Aguachile de Camarões

Ingredientes
Para 4 pessoas

2 pepinos
1 molho de coentros
2 limas
1 malagueta vermelha
Flor de sal q.b.
1 chávena de café de água
2 abacates
20 camarões
1 cebola roxa picada

Preparação
Triture num robot de cozinha os pepinos, os coentros (reserve uma parte para picar no final), o sumo das limas, a malagueta vermelha, flor de sal a gosto e a água.
Passe essa mistura por um passador e reserve o caldo.
Descasque os abacates e retire o caroço. Corte em gomos e tempere com sumo de lima para não oxidar.
Junte os camarões com os abacates, a cebola roxa, os coentros picadose o caldo. Por fim, pode decorar com malagueta vermelha a gosto.

Kiko Martins

Kiko Martins

Nascido no Rio de Janeiro, em 1979, Kiko Martins – que prefere ser tratado por Chef Kiko – licenciou-se em Gestão, mas rapidamente percebeu que o seu futuro passava pela cozinha. Em Paris, ingressou na escola Le Cordon Bleu, tendo depois passado por restaurantes como Ledoyen, AM Le Bistro, The Fat Duck e Eleven. Tornou-se conhecido do grande público por causa de uma viagem: uma volta ao mundo realizada em 2010 na qual visitou 26 países. De então para cá, abriu cinco restaurantes em Lisboa (O Talho, A Cevicheria, O Asiático, O Surf & Turf e O Poke), tornando-se, aos 39 anos, numa das caras da nova cozinha portuguesa.