Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Este é o modelo de óculos ideal para si

Se faz parte do grupo de mulheres que acha difícil a escolha de um modelo que lhe fique verdadeiramente bem no rosto, fique a saber quais os formatos ideais para cada caso e em qual deve apostar

O sol chegou e com ele chegou também a vontade de reabrir a gaveta dos óculos de sol. Este acessório passa a ser indispensável nesta altura do ano e os modelos multiplicam-se. Mas será que todos os formatos o favorecem? Se faz parte do grupo de mulheres que acha difícil a escolha de um modelo que lhe fique verdadeiramente bem no rosto, fique a saber quais os formatos ideais para cada caso e em qual deve apostar.

Rosto redondo

Selena Gomez
1 / 6

Selena Gomez

Zara
2 / 6

Zara

Linda Farrow
3 / 6

Linda Farrow

Marc Jacobs
4 / 6

Marc Jacobs

Pierre Cardin
5 / 6

Pierre Cardin

Retrosuperfuture
6 / 6

Retrosuperfuture

Como identificar: Este tipo de rosto tem habitualmente as zonas do queixo e da testa pequenos e uma largura proporcional ao comprimento. É um rosto com poucos ângulos, como o da Selena Gomez.

A escolha certa: Para contrabalançar esteticamente a harmonia do rosto, opte por óculos angulares, idealmente com armações quadradas ou retangulares, que criam uma ilusão de rosto mais anguloso.

Rosto quadrado

Angelina Jolie
1 / 6

Angelina Jolie

Victoria Beckham
2 / 6

Victoria Beckham

Cazal
3 / 6

Cazal

Fendi
4 / 6

Fendi

3

Polaroid
5 / 6

Polaroid

Uterqüe
6 / 6

Uterqüe

Com identificar: O formato de rosto quadrado é angular, principalmente na zona do queixo e maxilar, que é bem destacado, com maçãs do rosto largas e angulares. Um bom exemplo deste tipo de rosto é o da Angelina Jolie.

A escolha certa: Quebre o efeito anguloso do rosto com óculos em formatos mais arredondados ou ovalados. Os formatos cat eye também ajudam a dar maior harmonia a este tipo de rostos.

Rosto longo

Liv Tyler
1 / 6

Liv Tyler

Vogue
2 / 6

Vogue

Luly Della Lucia

Garrett Leight
3 / 6

Garrett Leight

Givenchy
4 / 6

Givenchy

Quay
5 / 6

Quay

Ralph Vaessen
6 / 6

Ralph Vaessen

Como identificar: A principal caraterística de um rosto longo é a diferença entre o comprimento e a largura. Tal como no caso da Liv Tyler, as maças do rosto são pouco salientes e existe uma grande distância entre o queixo e a testa.

A escolha certa: Aposte em modelos arredondados e ovalados, mas que sejam curtos e deem maior destaque à largura do seu rosto. Mais uma vez, o formato cat eye é uma boa aposta.

Rosto diamante

Scarlett Johansson
1 / 6

Scarlett Johansson

Dior
2 / 6

Dior

Dita
3 / 6

Dita

Hanna-Karin Karlsson
4 / 6

Hanna-Karin Karlsson

Jimmy Choo
5 / 6

Jimmy Choo

Kyme
6 / 6

Kyme

Como identificar: Se tal como a Scarlett Johansson, tem a testa estreita e o maxilar largo mas o queixo definido e mais estreito, o seu formato de rosto é diamante, formado por cantos em ângulos retos.

A escolha certa: Aqui o fundamental é equilibrar as proporções. Opte por óculos que tenham a parte de baixo ovalada, como os modelos aviador, que darão a ilusão de que o rosto é mais afunilado em baixo.

Rosto oval

Roxy
1 / 6

Roxy

Carrera
2 / 6

Carrera

Chilli Beans
3 / 6

Chilli Beans

Hawkers
4 / 6

Hawkers

Kim Kardashian
5 / 6

Kim Kardashian

Ray-Ban
6 / 6

Ray-Ban

Como identificar: Este é formato de rosto mais harmonioso e delicado. Com ângulos subtis e praticamente impercetíveis, o rosto oval é esteticamente mais suave, como o da Kim Kardashian.

A escolha certa: Este é o formato de rosto mais fácil de agradar, já que quase todos os modelos assentam bem. Pode apostar em modelos ovalados ou quadrados e até em lentes oversized.

Inês Margarida Martins

Inês Margarida Martins

MODA

Inês Margarida Martins é licenciada em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e exerce atualmente funções de marketing de moda. Apaixonada por moda e beleza, foi editora e produtora de moda na revista Cosmopolitan Portugal. Entre os seus trabalhos de styling e produção, contam-se mais de uma dezena de capas nacionais e quase duas dezenas de editoriais de moda, além de quatro especiais de moda com total de mais de 200 páginas. Internacionalmente, viu por duas vezes produções assinadas por si em publicações em Espanha e no Vietnam. Foi também publicista na agência de modelos L’Agence, onde exerceu funções de publicista e assessora de imprensa de várias figuras púbicas nacionais, ajudando a gerir a sua imagem. Otimista e entusiasta, acredita que o melhor está sempre por vir – e que está tudo na atitude!