Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O regresso da barba

O retorno da barba como tendência pede que tenhamos em conta alguns cuidados. Uma pequena rotina que nos ajudará a manter uma boa aparência

A regra de ouro quando usamos barba, como em qualquer tipo de pêlo facial, é mantê-la cuidada. Porque, ao contrário da opinião popular, barba não é a opção do homem preguiçoso. Podemos não ter de fazer a barba todas as manhãs, mas requer uma atenção permanente.

Para manter sua barba em ordem, recomenda-se o uso de três utensílios de cuidado pessoal:

• Em primeiro lugar e óbvio, uma máquina de aparar a barba de boa qualidade.

• Depois, não deixar de lado as lâminas de barbear, pois serão necessárias para algum detalhe que escape à máquina ou para ajudar ao contorno. Neste caso, será necessário um gel translúcido que permita ver o barbear e evitar um acabamento irregular.

• Finalmente, necessitamos de investir num par de tesouras pequenas (tesoura de unhas regular) para cortar todos os cabelos dispersos e outras falhas.

Uma das maiores vantagens do barbear regular é a esfoliação diária ou regular. Quando deixamos crescer a barba, perdemos esta ação refrescante e, por isso necessitamos de substituir esse processo com um esfoliante utilizado regularmente.

Para além da esfoliação regular, devemos hidratar quase diariamente a zona da barba. O segredo é usar as pontas dos dedos e certificarmo-nos que alcançamos a pele sob a barba para evitar manchas inestéticas de secura.

Do mesmo modo com o cabelo, devemos utilizar um condicionador também na barba para evitar que o pêlo fique seco, quebradiço e difícil de controlar. Massagear com uma pequena porção durante a rotina de banho e notaremos uma diferença enorme.

Por fim, devemos escolher o estilo de barba com cuidado. A barba é uma óptima maneira de fazer uma declaração de estilo (style statement), mas tal como no vestuário, fazendo uma decisão errada podemos arruinar um visual inteiro. Devemos certificar-nos se a barba encaixa no nosso look, nosso formato do rosto e nossa carreira profissional.

João Jacinto

João Jacinto

MODA HOMEM

João Jacinto Freitas Ferreira acredita que a elegância é um estado de alma e uma atitude de coração. Apreciador de todas as formas de arte e as expressões humanas que reflictam neste mundo, a elegância de trato. Um comunicador nato com traços espirituais, depois dos estudos superiores (duraram bastante tempo), começou a trabalhar em projectos culturais e integrou várias equipas em agências de comunicação, na vertente da Moda. Desta experiência nasce o site que se dedica ao homem, agora com nova designação The Gentleman's mail.