Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Foco, empenho e desapego para alcançar metas

  • 333

Agora que estamos a entrar num novo ciclo, desafio-o a traçar uma meta que o faça sair da zona de conforto. Escolha um objetivo que o faça sorrir pela ousadia e atreva-se a sonhar com a sua concretização

Agora que estamos a entrar num novo ciclo, desafio-o a traçar uma meta que o faça sair da zona de conforto.

Escolha um objetivo que o faça sorrir pela ousadia e atreva-se a sonhar com a sua concretização.

1 - Registe numa folha de papel o seu objetivo. Escrever torna-o mais concreto e aumenta o nível de compromisso interno. Coloque um prazo.

2 - Teste o nível de energia para o concretizar: numa escala de 1 a 10, qual a sua vontade de o alcançar? 7 ou inferior a este número? Então não está ainda preparado para fazer as cedências e ter a disciplina para chegar a bom porto. 8 ou superior a este número? Então tem energia de mudança que faz com que valha a pena empreender. Não irá desistir facilmente e tem a determinação que é preciso para vencer as adversidades naturais quando se ambiciona uma mudança.

3 - Deixe-se viajar para um futuro onde a sua meta tenha sido concretizada. Saboreie o bem-estar e o sentimento de realização que o exercício lhe proporciona. Interiorize bem essa sensação. Faça este exercício regularmente, ao longo do percurso para atingir a meta. Veja-o como parte da preparação mental para o alcançar, tal como fazem os atletas olímpicos antes das provas.

4 - Entre agora na fase exploratória: o que precisa para alcançar a sua meta? Escreva tudo o que se lembrar, sem censura. A seu tempo poderá rever esta lista e avaliar se é ou não realista. Recursos financeiros? Apoio de alguém? Desenvolver competências (maior capacidade de influência, melhorar conhecimentos de inglês, gerir melhor o tempo)? Disciplina pessoal? Um pouco de tudo isto? Liberte a sua criatividade, sem se limitar.

5 - Analise o que escreveu: selecione o que é realmente fundamental.

6 - Faça um mindmap por cada um dos fatores que selecionou: coloque no centro de uma folha branca de papel o fator chave, e em aranha, disponha as várias alternativas que identifica para o assegurar. Se escolheu, por exemplo, desenvolver competências / maior capacidade de influência, pode colocar várias possibilidades – tantas quantas a sua criatividade lhe permitir: formação online em influência; pesquisar artigos relevantes sobre o tema; aumentar a rede de contactos; comunicar com mais impacto; preparar bem intervenções com visibilidade na empresa; dar a conhecer as suas ideias; identificar as suas fontes de influência naturais; pedir feedback à sua equipa sobre o que pode melhorar para aumentar a sua capacidade de influência; ...

7 - Estruture um plano de ação por etapas: cada etapa com um prazo, para que possa celebrar cada troço do caminho, gerando assim energia para continuar com toda a determinação.

Já tem o objetivo e o plano de ação. Foque-se agora no plano de ação e assuma o compromisso interno de o implementar. É fundamental que o plano seja realista e não colida de forma incontornável com outras prioridades suas. Se assim for, reveja-o e ajuste o que precisar, até não ter dúvidas sobre a sua viabilidade. O plano tem que ser completamente acionável e depender sobretudo de si, do seu empenho e determinação em cumprir cada uma das etapas que definiu.

No livro Zen e a Arte do Tiro com Arco, Eugen Herrigel descreve a experiência de um expatriado no Japão que decide aprender Kyudo, a arte zen do arco e flecha. Ao longo dos treinos, vai aprendendo com o Mestre a melhor forma de atingir o alvo: foco, muito treino e desapego até alcançar um estágio em que “arco, arqueiro e alvo deixam de ser entidades opostas, mas uma única e mesma realidade”, harmonizando e equilibrando o consciente e o inconsciente.

Foco para manter a tensão, a disciplina e determinação necessárias.

Desapego perante as adversidades. Elas são parte do caminho. Não se deixe distrair por elas. Mantenha os olhos no alvo.

E com as pedras que encontrar, construa o seu castelo.

Aida Chamiça

Aida Chamiça

COACHING

Coach de Executivos e Equipas de Alta Gestão, formada pelo College of Executive Coaching (EUA), desenvolve a sua atividade profissional no mundo corporativo (empresas multinacionais e algumas empresas nacionais). Foi a primeira portuguesa a obter o nível de certificação MCC (Master Certifed Coach) pela Federação Internacional de Coaching (há apenas 600 MCC no mundo inteiro). Professora Convidada na Universidade Nova – IMS. Co-autora do livro: “Coaching: Ir mais longe cá dentro”. Entrevistada para o livro “Revelez vos talents” de Christopher James et al., publicado pela Librairie Social RH. Foi Senior Manager na Accenture até 2003. Trabalha desde 1992 na área de desenvolvimento de líderes. Website: www.aidachamica.com