Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Pedro Correia

Pedro Correia

EXERCÍCIO E BEM-ESTAR

Contratar um Personal Trainer: Sim ou não?

  • 333

“Ter” um Personal Trainer (PT) não se resume apenas a preparar-nos para o verão, é muito mais do que isso

Imagine que decidimos fazer uma viagem ao Brasil. Temos duas opções, podemos ir de avião ou de barco a remos, a decisão é sua, assim como treinar acompanhado. Se treinar sozinho eventualmente também irá atingir os seus objetivos mas os riscos serão maiores e o tempo que irá demorar também.

Enquanto profissional da área, na minha opinião devemos sim contratar um Personal Trainer, não pelo status que isso possa dar mas sim pela importância que devemos dar à nossa saúde e ao nosso bem-estar.

“Ter” um Personal Trainer (PT) não se resume apenas a preparar-nos para o verão ou a deixar-nos com aquela cinturinha que tanto desejamos, engane-se quem pensa assim, poderá ser esse o seu objetivo inicial mas é muito mais do que isso.

O verdadeiro significado de um Personal Trainer é muito mais do que uma pessoa que nos obriga a fazer exercícios dificílimos, que nos faz transpirar como se não houvesse amanhã ou mesmo que nos grita aos ouvidos até terminarmos o treino, é um profissional licenciado com formação especifica, qualificado a prescrever um programa de treino individualizado, regularmente revisto, adaptado às necessidades, características, limitações e desejos da pessoa/aluno.

Um Personal Trainer identifica quais são os pontos fortes e fracos da pessoa trabalhando-os de forma a optimizar os resultados acompanhando e motorizando a sua evolução, estabelecendo um compromisso regular e sistemático com o aluno.

Um PT é uma excelente opção para quem:

- Quer iniciar a pratica de atividade física e não sabe como fazê-lo;

- Quem não tem motivação para treinar sozinho;

- Quer ter um maior rendimento no seu treino;

- Quer perder peso e não consegue atingir os resultados pretendidos;

- Tem algum problema de saúde especifico;

- Em suma para quem quer praticar exercício físico de uma forma controlada e correta.

Benefícios de ter um PT:

- Permite corrigir erros;

- Proporciona um treino mais seguro;

- Elaboração de um plano de treino específico;

- Treino acompanhado em populações especiais;

- A evolução é monitorizada de forma mais regular;

- Atendimento personalizado;

- Maior atenção;

- Melhor aproveitamento do tempo;

- Flexibilidade na escolha do local do treino;

- É mais motivador;

- Treino mais eficiente e eficaz;

- Flexibilidade de horário.

A escolha do PT e do serviço

Para além das qualificações e conhecimentos do Personal Trainer, que são fatores fundamentais aquando da escolha, a empatia é a base para que todo o trabalho possa ser desenvolvido de uma forma natural e para que se consiga atingir o sucesso. A disponibilidade de horário também deverá ser um aspeto a ter em conta.

No momento da escolha do serviço devemos ter de optar por aquilo que melhor se adapta aos nossos objetivos (treino de 1hora, 45 ou 30 minutos, uma ou mais vezes por semana). Existe também a opção de treinar outdoor ou indoor sozinho ou com um ou mais amigos em simultâneo.

Como vê as opções são muitas e encontrar um PT já não é assim tão difícil, até já é possível escolher e contratar diretamente um Personal Trainer numa plataforma online (Koobby). Na Koobby pode reservar os seus treinos, de forma simples e personalizada.

No site encontra categorias tão distintas como o tipo de treino que pretende, a zona onde vai treinar, ou os objectivos que quer alcançar, entre muitas outras. É mais uma ferramenta que promete ajudar Portugal a fazer mais exercício físico e a ter mais saúde, pois ter um personal trainer não é um luxo mas sim uma necessidade.

Pedro Correia

Pedro Correia

EXERCÍCIO E BEM-ESTAR

O desporto sempre fez parte da sua vida: jogou futebol e rugby, faz surf e pratica boxe e full-contact. Licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona, o treinador de 33 anos está a tirar um mestrado em Treino Desportivo, com especialização em Treino de Alto Rendimento. Atualmente é Personal Trainer e Fitness Manager Trainee no Holmes Place, e foi coordenador do Programa Peso Vital, um plano completo de treino e nutrição de 12 meses que visa combater a obesidade.