Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Sangue novo na ModaLisboa

  • 333

Nesta edição da ModaLisboa, de 6 a 9 de Outubro, vamos poder observar essa frescura da moda portuguesa de modo especial no Sangue Novo (jovens designers)

Duarte

Duarte

A moda como todos os fenómenos humanos criativos alimenta-se do espírito aberto e da frescura de novos olhares permitindo a necessária renovação. Esta leva-nos a caminhos novos, a desbravar preconceitos do passado e a abrir na sociedade mais diálogo.

Já tínhamos referido noutra crónica que a moda portuguesa, de modo especial, a moda masculina será cada vez mais presente na sociedade portuguesa e internacional se caminhar de forma consistente e como brand. Como isto acontece? Fazendo um caminho em conjunto entre todos participantes: confecção, produção e design.

Isto leva-nos ao tema da próxima edição da ModaLisboa, que celebra 25 anos de existência num caminho pautado pela criatividade e pelo encontro de todos os factores/intervenientes da moda portuguesa. De 6 a 9 de Outubro, ModaLisboa Together será uma celebração de valores que são tanto de estética como de ética, valores que refletem uma moda que continua a mudar, uma cidade que continua a evoluir, um país que acompanha o espírito do tempo.

João Barriga

João Barriga

Nas palavras da directora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza: “quando começámos em 1991, não havia ensino de moda em Portugal, a palavra design não existia, não só a palavra design de moda mas design. Quem trabalhava em moda era chamado de estilista, e nós tivemos 25 anos a trabalhar para que a comunicação fosse sempre no sentido de designer, autores e criadores”. Foi um constante desbravar terreno para que muitos mais viessem na continuidade do caminho feito.

Aos 25 anos, a palavra de ordem é estar juntos e continuar a trabalhar em defesa daquilo que foi criado e desenvolvido diariamente porque a Moda portuguesa são todos juntos e nenhum só.

Nesta edição, vamos poder observar essa frescura da moda portuguesa de modo especial no Sangue Novo (jovens designers) com colecções de verão 2017 dos designers Carolina Machado, Cátia Moreira, Daniela Ciolan, Duarte, Inês Silva, João Barriga, João Oliveira; M Hka, Micaela Sapinho e Sofiya Malichenko. No âmbito da parceria entre a ModaLisboa e o Festival de Moda Holandês, FashionClash, apresenta a Guest Designer Hermione Flynn.

À semelhança das edições anteriores será atribuído um prémio à melhor colecção: um Master Level Certificate in the Fashion Area, workshop de 8 semanas em Milão oferecido pela prestigiada academia de moda Domus Academy, e uma bolsa de estudo de 5 000 euros atribuída pela Vulcano.

Um dos designers será convidado pelo FashionClash a representar Portugal na próxima edição do evento, a decorrer em Maastricht, em junho de 2017.

Muitos deste novos designers vão aventurar-se no design de moda masculina, o que sem dúvida irá dar um refresh no nosso panorama português. Duarte, João Barriga, M Hka e Sofiya Malichenko apresentarão colecções mistas (homem/mulher) e a designer convidada terá uma colecção inteiramente masculina.

João Jacinto

João Jacinto

MODA HOMEM

João Jacinto Freitas Ferreira acredita que a elegância é um estado de alma e uma atitude de coração. Apreciador de todas as formas de arte e as expressões humanas que reflictam neste mundo, a elegância de trato. Um comunicador nato com traços espirituais, depois dos estudos superiores (duraram bastante tempo), começou a trabalhar em projectos culturais e integrou várias equipas em agências de comunicação, na vertente da Moda. Desta experiência nasce o site que se dedica ao homem, agora com nova designação The Gentleman's mail.