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Pedro Correia

Pedro Correia

EXERCÍCIO E BEM-ESTAR

Comece a correr mas faça-o com qualidade

Bolsa de Especialistas

Pedro Correia

Conheça os benefícios e os cuidados a ter com esta atividade física

O verão está à porta e aumenta o número de pessoas a praticar atividade física, quer seja em ginásio, em casa ou mesmo na rua. Hoje em dia a oferta é muita e as opções inúmeras.

Uma das atividades que tem cada vez mais adeptos é a corrida e que se for bem feita tem bastantes benefícios, tais como:

- Reduz o peso corporal

- Melhora o nível de colesterol

- Aumenta a capacidade cardiorrespiratória

- Reduz os riscos de enfarte

- Aumenta a massa muscular

- Acelera o metabolismo

- Melhora a consciência corporal

- Reduz a variação da pressão arterial de repouso

- Ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração

- Melhora a função renal, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo

- Melhora a qualidade do sono

- Estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose

- Melhora a autoestima e o estado de espírito

- Aumenta a condição física

- Proporciona sensação de bem-estar

- Diminui o stress e combate a depressão

- Aumenta a eficiência do metabolismo

- Melhora a memória e a concentração

- Melhora o sistema imunitário

- Aumenta a disposição física e mental

- Combate os radicais livres.

Para que possamos usufruir dos benefícios que a corrida tráz devemos ter em atenção alguns aspetos e considerações:

- Antes de começar a correr deve consultar um médico;

- Deve ser feito sempre um bom aquecimento e quando terminar certifique-se que caminha um pouco para permitir ao seu corpo arrefecer de uma forma gradual;

- Antes de correr devemos começar por andar/caminhar durante pelo menos 30 minutos;

- Podemos ir introduzindo a corrida a pouco e pouco nas nossas caminhadas, ou seja, podemos andar durante 2 a 5 minutos e em seguida corremos 30 segundos a 1 minuto, à medida que nos vamos sentindo confortáveis vamos aumentando o tempo de corrida e diminuindo o tempo da caminhada;

- A regularidade é fundamental;

- Numa fase inicial o ritmo deve ser moderado, não comece a correr muito depressa e tente manter sempre o mesmo ritmo, se necessário utilize o teste da fala para verificar se o ritmo a que está a correr é adequado (deverá ser capaz de falar enquanto corre, se não conseguir então deverá abrandar);

- Em dias de maior calor evitem correr à hora em que o sol esta mais forte ou reduzam a intensidade/ritmo da corrida;

- A hidratação é fundamental. Se sentir sede é sinal que o seu corpo já se encontra desidratado;

- Atenção à postura e à respiração que utilizam na corrida. Devemos manter as costas direitas, olhar em frente, manter o rosto, o maxilar e os ombros descontraídos, em relação à respiração esta deverá ser profunda procurando utilizar a respiração abdominal, expandindo a barriga na fase inspiratória e encolhendo-a na fase em que expiramos fazendo assim com que haja um “esvaziamento” total dos pulmões. A inspiração deverá ser executada preferencialmente pelo nariz e a expiração pela boca;

- Antes de se começar a correr devemos definir o percurso;

- Estabeleçam um objetivo seja ele uma distância, tempo ou numa corrida em que queiram participar;

- Arranjem um parceiro que goste de correr ou juntem-se a um grupo de corrida;

- Pergunte a especialistas. Contratar um personal trainer para o ajudar numa fase inicial é sempre uma boa opção.

Que material devo escolher para correr?

Embora necessite de pouco material é sempre necessário fazer algum investimento.

A primeira grande compra devem ser os ténis pois estes fazem toda a diferença e podem mesmo ajudar a prevenir lesões.

Bons treinos e boa corrida!

Pedro Correia

Pedro Correia

EXERCÍCIO E BEM-ESTAR

O desporto sempre fez parte da sua vida: jogou futebol e rugby, faz surf e pratica boxe e full-contact. Licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona, o treinador de 33 anos está a tirar um mestrado em Treino Desportivo, com especialização em Treino de Alto Rendimento. Atualmente é Personal Trainer e Fitness Manager Trainee no Holmes Place, e foi coordenador do Programa Peso Vital, um plano completo de treino e nutrição de 12 meses que visa combater a obesidade.