Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Pedro Correia

Pedro Correia

EXERCÍCIO E BEM-ESTAR

Crossfit: moda ou estilo de vida?

Justin Sullivan/ Getty Images

O que é, as vantagens e desvantagens e os perigos do agora tão em moda Crossfit. E ainda uma série de dicas imperdíveis para quem está a começar e não só

O crossfit é um tipo de atividade física que vem ganhando cada vez mais praticantes e despertando a curiosidade de quem não sabe do que se trata.

É uma metodologia de treino criada por Greg Glassman e assenta na constante variação de movimentos funcionais realizados em alta intensidade e com curtas durações.

Instrutores de crossfit afirmam que a prática traz alguns benefícios para uma série de pessoas, mas alguns especialistas em saúde dizem que pode trazer algumas desvantagens para o praticante.

Estas três variáveis de treino, (Variância, Movimentos Funcionais e Alta Intensidade), a sua filosofia e método de treino é o que distingue o Crossfit das demais modalidades do fitness.

A constante variação de treino visa o alargamento da experiência de quem o pratica.

Os movimentos funcionais são a principal ferramenta da modalidade. É através da sua realização que o atleta vai desenvolver a sua capacidade física.

O seu objetivo é a “não especialização” numa única vertente de treino mas sim variar o leque de estímulo de treino para treino. Esta variância permite que o atleta desenvolva diversas capacidades físicas em simultâneo.

Este método de treino visa desenvolver o praticante de forma holística e não a criação de especialistas em determinadas modalidades. Não visa que o praticante seja recordista mundial do Powerlifting ou da Maratona mas sim que o indivíduo apresente competência em ambas as áreas de acordo com a sua necessidade.

Bases do CrossFit

O CrossFit baseia-se nos seguintes parâmetros básicos:

- Exercícios de alta intensidade: o treino é composto por exercícios explosivos e pesados, além de ser bastante cansativo.

- Intervalos curtos: há curtas pausas entre os exercícios de alta intensidade, o que eleva a queima de gordura tanto durante como após o treino, maximizando a perda de peso/massa gorda.

- Movimentos Funcionais: são realizados movimentos funcionais com diferentes intensidades e variados a cada treino, para que o corpo seja desafiado a cada sessão de exercícios. Isso evita com que o "efeito plateau" se estabeleça e auxilia na perda de peso/massa gorda.

- Exercícios globais: no CrossFit o corpo é trabalhado como um todo, por meio da realização de movimentos que demandam diversos grupos musculares para serem realizados. Além de aumentar a queima calórica, este tipo de treino estimula o ganho de massa muscular, auxiliando a manter o metabolismo acelerado e aumentar a perda de peso/massa gorda.

- Treinos de curta duração: o treino de CrossFit é organizado como um treino intervalo de alta intensidade. Sessões curtas de treino intenso estimulam a libertação de GH (hormona de crescimento) e testosterona, hormonas que contribuem para o ganho de massa muscular e queima de gordura, além de reduzirem a produção de cortisol – hormona que provoca a acumulação de gordura, prejudicial ao emagrecimento.

Vantagens e Benefícios do CrossFit:

- Aumento da Força e Condicionamento físico;

- Redução de Medidas e definição corporal;

- Queima de gordura durante e após o treino;

- Melhoria da flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio;

- Melhoria do funcionamento do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório – prevenindo assim doenças em ambos os sistemas;

- Aumento da resistência e ganho de massa muscular;

- Redução de stress e aumento da autoconfiança;

- Aumento da energia e autoestima;

- Fortalecimento corporal;

- Alta demanda metabólica;

- Pode ser utilizado como treino preparatório para provas físicas;

- Pode ser realizado por qualquer pessoa – desde que acompanhado por um profissional especializado;

- Treinar todo o “espectro energético” (fontes Fosfolítica, glicolítica e Oxidativa);

- O CrossFit levou muita gente a descobrir (para o bem e para o mal) os seus limites e a elevar o conhecimento e consciência de si próprio.

Desvantagens do CrossFit:

- Exige muito nos treinos, a extrema fadiga e cansaço pode desmotivar o praticante

- Ocorrências de lesões devido a alta carga de intensidade dos exercícios, iniciantes podem ter dificuldades para acompanhar o ritmo do treino

Dicas:

- Aquecimento: fazer sempre um aquecimento geral e um aquecimento especifico;

- Execução técnica: devemos adequar a carga à preparação ao conhecimento e à experiência;

- Não competir com a pessoa que está ao lado: devemo-nos preocupar connosco e só quando tivermos experiência suficiente, ai sim podemos competir com a pessoa que está ao lado;

- Não inventar: fazer aquilo que está programado ou pedir ajuda a um instrutor.

E por último,

- A escolha da box deve obedecer a alguns princípios, como explicou Ricardo Pereira em inshape.pt:

- Opta por treinar naquela Box onde o treinador, para além de ser licenciado, tenha ainda o curso de crossfit:

- Segue religiosamente o mantra de técnica, consistência e só depois intensidade;

- Insiste em treinar várias vezes os movimentos básicos e aperfeiçoá-los o mais possível, antes de passar aos movimentos mais complexos;

- Proíbe os praticantes de usarem cargas pesadas antes de dominarem completamente a técnica dos exercícios (por vezes contra a vontade dos próprios praticantes, que normalmente tendem a deixar o ego falar mais alto);

- Insiste no uso do PVC para o treino da técnica dos movimentos de halterofilismo, em especial para os praticantes iniciados;

- Varia constantemente os WODs e não insiste todos os dia em WODs longos, tortuosos e desgastantes;

- Consegue olhar para os movimentos e detetar falhas nos mesmos, e ainda corrigi-los com as dicas que realmente funcionam em cada caso específico (cada praticante é um caso único);

- Consegue ensinar realmente os movimentos, e não só fazê-los.

Conclusão

Muitas vezes o Crossfit é considerado uma modalidade perigosa e que apenas se destina a pessoas altamente condicionadas fisicamente. Tal como qualquer modalidade de fitness ou desporto, pode tornar-se perigosa se não for praticada de forma correta e orientada por um profissional competente. No entanto, esta é uma modalidade que se destina a qualquer indivíduo, independentemente do seu estado físico ou idade.

É uma modalidade que visa a preparação física geral do praticante. Se realizada de forma correta, é uma modalidade segura e que permite ao praticante, independentemente da sua condição ou idade, a obtenção de bons resultados. Como em qualquer modalidade, requer sempre a supervisão de pelo menos um treinador credenciado para o efeito.

Pedro Correia

Pedro Correia

EXERCÍCIO E BEM-ESTAR

O desporto sempre fez parte da sua vida: jogou futebol e rugby, faz surf e pratica boxe e full-contact. Licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona, o treinador de 33 anos está a tirar um mestrado em Treino Desportivo, com especialização em Treino de Alto Rendimento. Atualmente é Personal Trainer e Fitness Manager Trainee no Holmes Place, e foi coordenador do Programa Peso Vital, um plano completo de treino e nutrição de 12 meses que visa combater a obesidade.