Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Juliana Cavalcanti

Juliana Cavalcanti

MODA E TENDÊNCIAS

Moda Consciente: 10 marcas responsáveis e com estilo!

Aquela ideia que moda ética ou sustentável é sinónimo de básico, sem estilo ou sem graça nenhuma está absolutamente ultrapassada. Hoje em dia já é possível – e necessário – consumir de forma consciente!

Poucos sabem, mas a moda é a segunda indústria no mundo que mais polui, estando atrás apenas da indústria do petróleo. Cada uma das etapas da produção de uma peça é altamente agressiva para o meio ambiente e os recursos naturais. Como se não fosse suficiente, com o consumo cada vez mais exagerado (especialmente com o advento do fast fashion), a roupa tornou-se hoje um bem supérfluo facilmente descartável, virando rapidamente lixo – com alto grau de poluição. Em poucas palavras, é fácil perceber como esta indústria precisa ser repensada de forma séria e cabe a nós, consumidores, agirmos de forma mais responsável através de um consumo consciente.

Muitos fatores são considerados para categorizar uma empresa como “eco” ou responsável. E muitas agem de forma variada mas com o mesmo fim. Desde focar num design atemporal e produzir localmente em menor escala, usar artesãos de cooperativas, utilizar material orgânico ou controlar o consumo dos recursos naturais. O importante é levar em consideração todo o ciclo de vida de uma peça com o fim de diminuir ao máximo o seu impacto sócio-ambiental.

Uma coisa é certa: a tendência do mercado é valorizar marcas menores, mais locais, com a capacidade de produzir de forma menos agressiva. Claro que ainda levará tempo para que elas consigam ganhar mais espaço e competir com as gigantes. Mas o caminho vem sendo traçado!

Infelizmente muito do que é divulgado nem sempre é, na prática, feito de forma rigorosa. Por isso, é bom tentar perceber melhor o que realmente cada uma destas marcas realmente faz. Os dados devem ser divulgados em relatórios com indicadores que mostram e provam o que elas alegam fazer. Estes relatórios devem estar online para o acesso livre dos consumidores.

Com tudo isto em mente – e com muita vontade de colaborar com o nosso planeta, sociedade e futuro, encontrei 10 marcas incríveis com um trabalho aparentemente sério neste sentido. Vale a pena conhecer cada uma (e começar a procurar outras) para abrir o leque de opções que nos levem cada vez mais para este ideal do consumo consciente. Mas sempre com muita pinta, claro...

PP Acessórios
1 / 10

PP Acessórios

Reformation
2 / 10

Reformation

Osei Duro
3 / 10

Osei Duro

Suzanne Rae
4 / 10

Suzanne Rae

A Peace Treaty
5 / 10

A Peace Treaty

Amour Vert
6 / 10

Amour Vert

Arturo Torres

People Tree
7 / 10

People Tree

Sea Salt
8 / 10

Sea Salt

EDUN
9 / 10

EDUN

Matt and Nat
10 / 10

Matt and Nat

PP ACESSÓRIOS

Uma marca brasileira 100% dedicada à pele de forma sustentável. A marca produz acessórios incríveis, roupas lindas (top, saias, vestidos...) e até produtos para casa (PP Home) todos feitos com o excedente de pele das fábricas do sul do Brasil. Com isso, não é criada nova demanda e a pele das fábricas não se torna lixo tóxico. Para além disso, todas as peças são feitas a mão num atelier inspirado por uma filosofia qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com 2 lojas próprias (Porto Alegre e São Paulo), pontos de vendas de multimarcas pelo Brasil e em Londres, a PP é uma marca linda por dentro e por fora.

THE REFORMATION

É uma marca americana que admiro muito não só pelas peças incríveis mas especialmente pelo que fazem no âmbito da produção e consumo conscientes. Para listar algumas: criaram o RefRecycling – um sistema de coleta em casa e doação de roupas que iriam para o lixo; ensinam nos tags das peças formas de lavar e economizar água; criaram RefScale, um sistema que mede o impacto ambiental de cada peça produzida e vendida por eles – tentam sempre que seja o menor possível e para compensar o impacto (que ainda não é zero), investem em plantio de áreas florestais e soluções para mais água limpa no planeta; usam só matérias primas sustentáveis; produzem 20% de suas peças com matéria prima vinda de peças vintage; buscam produção local de quase tudo o que produzem (e o que não conseguem ainda produzir localmente é controlado com rigidez para garantir uma mão de obra responsável)... enfim, não é preciso dizer mais nada para amar esta marca...

OSEI DURO

Toda a produção da marca é feita no Gana, proporcionando boas condições de trabalho aos artesãos e manufaturas locais. A matéria prima é também de produção local

SUZANNE RAE

Marca de NY toda voltada para a produção consciente. Entre outras ações, a marca produz toda a sua coleção em NY (localmente); defendem o “slow fashion”- oposição ao fenômeno do “fast fashion”o objetivo é criar peças atemporais, de longa duração; fazem parcerias e apoiam organizações de artesãos variadas pelo mundo; usam matéria prima natural... e com isso conseguem ainda fazer peças lindas para mulheres cosmopolitas.

A PIECE TREATY

Marca de bijuteria linda que tem toda a sua produção feita por artesãos de comunidades e vilas de países menos desenvolvidos como Turquia, Paquistão, India e Nepal, que teriam mais dificuldade em encontrar trabalho. A marca até mostra um tour feito por estas vilas e como as peças são manualmente feitas de forma humanitária

AMOUR VERT

Marca americana que já no nome carrega a sua filosofia: Amour Vert é Amor Verde em Frances. Desde a produção local de toda a coleção ao investimento em tecnologias têxteis que diminuem o impacto ambiental e tornam a matéria prima mais resistente (e duradoura, não se tornando lixo em pouco tempo); o tingimento não tóxico das peças; o uso de matérias primas sustentáveis.. todo o processo é pensado na tentativa de diminuir ao máximo o impacto ambiental e colaborar para um consumo mais consciente e de menor desperdício.

PEOPLE TREE

É uma marca inglesa pioneira no Comércio Justo e com uma grande dedicação a produção sustentável da sua coleção em todo o ciclo de vida do produto. Entre muitas outras coisas, a People Tree faz parcerias com artesãos e manufaturas de países em desenvolvimento pelo mundo para produzirem a maior parte das suas peças.

SEA SALT

Criou um projeto de produção local para apoiar pequenos artesãos e manufaturas apara além de utilizar o máximo de matéria prima orgânica nas suas peças

EDUN

Além de ser uma marca linda, a Edun tem 95% das suas peças sendo produzidas em África através de parcerias e iniciativas da marca com comunidades locais. A ideia é investir no desenvolvimento destas comunidades e proporcionar melhores condições de vida e trabalho.

MATT AND NAT

O nome já diz tudo: Matt (Material) and Nat (Nature). Uma marca de acessórios lindos feitos 100% com matéria prima “vegan”, reciclada e sustentável. Sua filosofia de “vida”é toda voltada para o respeito e responsabilidade com ambiente e sociedade. Buscam este respeito em todo o processo de produção de suas peças.

Juliana Cavalcanti

Juliana Cavalcanti

MODA E TENDÊNCIAS

Consultora de imagem. Respira moda e esbanja estilo. Brasileira residente em Portugal, é curadora de moda, consultora para desenvolvimento de produto, consultora estratégica de branding, marketing e comunicação, consultora para criação de coleções e, claro, consumidora.