A Câmara de Lisboa informa, em comunicado, que a partir de quarta-feira, pelas 10:00, será vedado o trânsito na lateral poente da Avenida da Liberdade entre a Rua Alexandre Herculano e o Marquês de Pombal.

A alternativa viária será garantida pela faixa central da Avenida da Liberdade e Rua Alexandre Herculano/Rua Duque de Palmela/Rua Braamcamp.

Estes condicionamentos têm uma duração de três semanas e devem-se às obras de alteração da rotunda do Marquês de Pombal, explica a autarquia.

As obras começaram há duas semanas, com a garantia dada pelo presidente da câmara, António Costa, de que "não iriam afetar o trânsito", que só seria alterado em setembro.

A Câmara de Lisboa pretende criar duas rotundas concêntricas no Marquês de Pombal, uma para os eixos principais e outra para as vias laterais, que será canalizada para o transporte público.

Por seu lado, a Avenida da Liberdade vai ter na sua quase totalidade apenas duas faixas de rodagem em cada sentido e as laterais vão ser progressivamente pedonalizadas.

Esta é uma tentativa de a câmara tirar carros daquela zona da cidade e reduzir também a poluição.

Estas medidas estiveram em consulta pública, e receberam o contributo de moradores e comerciantes para "encontrar a melhor situação", indicou no final de julho António Costa. A autarquia pretende testar estas alterações entre setembro e o final de dezembro.

O início das obras sem a apresentação do relatório da discussão pública ao executivo motivou críticas da oposição à direita. O vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, explicou que com o início das obras é a "preparação do teste" que ocorrerá entre setembro e dezembro.

A Lusa pediu à câmara informações sobre o resultado da discussão pública, mas até ao momento ainda não obteve conclusões.

Com os condicionamentos de trânsito que se iniciam na quarta-feira, o terminal da carreira 702 ficará localizado na Avenida Joaquim António de Aguiar e o terminal da carreira 732 ficará localizado no topo norte da Praça do Marquês de Pombal.

A praça de táxis ficará localizada no troço da Praça Marquês de Pombal, frente ao Hotel Fénix.

A partir de quarta-feira e durante as três semanas seguintes a divisão de trânsito da PSP e a Polícia Municipal estarão no local a gerir as alterações da circulação decorrentes dos trabalhos, garantindo as condições de segurança viária e pedonal.