Para subir do Pinhão até à Quinta Nova são uns bons 20 minutos de curvas e contracurvas numa estrada estreita, com uma vista que facilmente distrai quem conduz...

O destino é muito, muito aconselhável e os turistas, portugueses e estrangeiros, sabem-no. Por isso chegam à quinta, emoldurada por vinhas, seja para repousar no primeiro hotel vínico do país, seja para fazer um wine tour ou para se aventurarem no circuito pedestre de 17 quilómetros.

Até há poucas semanas, para almoçar, os não hóspedes tinham apenas a carta de bar à disposição. "Achámos que poderíamos melhorar a experiência se conseguíssemos harmonizar a cozinha local com os nossos vinhos", diz a responsável pelo hotel Maria Luís Cardoso.

O Conceitus foi a resposta encontrada. Assume-se como o primeiro winery restaurant do Douro, isto é, um restaurante localizado numa propriedade produtora de vinhos, onde a experiência vínica se harmoniza com a gastronomia local. Ali são os vinhos que comandam os pratos. Todos os dias, o chef Tavares Pinto (que já passou pelo Aquapura, Vintage House, Quinta da Romaneira...) reúne com o enólogo da quinta e, a partir dos vinhos escolhidos, desenha os pratos, confecionados sempre que possível com produtos da região e da horta da quinta de onde saem legumes biológicos. "São sabores dos nossos avós, dos nossos pais, com uma apresentação sofisticada", diz. A ementa é uma surpresa diária (à exceção do menu vegan e do menu sem glúten).

Opções de degustação não faltam. Há um convite para provar à mesa seis, oito ou dez vinhos da quinta; outro para provar as novidades do ano, com um preço de adega; para os "loucos por Magnuns" (garrafas de litro e meio) há uma surpresa, com garrafas fora de formato, de seis e 15 litros. Querendo, o restaurante pode surpreendê-lo com a garrafeira histórica, vinhos raros e fora de comercialização.

O visitante pode ainda levar o vinho que pretender e prová-lo no restaurante sem ser cobrada taxa de rolha. Falta falar do cenário que, como diz Maria Luís, também se pode "saborear". As mesas estão dispostas à sombra da ramada antiga, num pátio com pinheiros, laranjeiras, ciprestes, oliveiras, uma tília e com uma vista soberba sobre o Douro que é património mundial.


CONCEITUS WINERY RESTAURANT
Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Covas do Douro, Pinhão
T. 254 730 420.
Ter-Sáb 13h-15h, 20h-22h, Dom 13h-15h
Menus: €33-€43 (sem vinhos)