O design do novo Mercedes Classe A quebra totalmente com a geração anterior. Os designers optaram por uma interpretação renovada do two-box design com o objetivo de criar um automóvel com um exterior emotivo e um toque desportivo.

Novos motores a gasolina e a Diesel

Para o mercado Português estará disponível uma motorização a gasolina, o A 250 com uma potência de 211 CV e duas a Diesel, o A 180 CDI com 109 CV e o A 200 CDI com 136 CV. Para o início de 2013 está prevista a chegada do A 220 CDI com 170 CV de potência.

Todos os blocos do Classe A estão equipados, de série, com a função ECO start/stop. Podem, ainda, ser conjugados com a nova caixa manual de seis velocidades ou, opcionalmente, com a transmissão automática 7G-DCT de dupla-embraiagem.

Suspensão, aerodinâmica e segurança

O novo compacto alemão só chega em Setembro mas as últimas informações divulgadas pela marca deixam antever um automóvel com uma dinâmica de condução apurada. Para tal, o centro de gravidade tornou-se mais baixo e foi incorporado no veículo um novo eixo traseiro de quatro braços. Os clientes podem selecionar diversas configurações da suspensão, tal como a suspensão desportiva opcional com sistema Direct-Steer.

O Classe A inclui no equipamento de série um sistema de alerta de colisão baseado em radar com Brake Assist, reduzindo o risco de colisões na traseira do veículo. O sistema Collision Prevention Assist emite um sinal visual e acústico de forma a alertar o condutor para a existência de obstáculos identificados, preparando o Brake Assist para a aplicação de travão mais precisa possível.

O sistema de proteção de ocupantes Pre-Safe está disponível pela primeira vez no Classe A. Entre as principais características deste sistema destacam-se os tensores reversíveis dos cintos de segurança, o fecho automático das janelas e do teto de abrir e o ajuste dos bancos dianteiros de forma a posicionar os passageiros de forma ideal para a máxima eficácia dos sistemas de retenção. 

Preços do novo Classe A:

A 180 CDI de 109 CV - 27.900 euros

A 200 CDI de 136 CV - 33.400 euros

A 250 BE caixa 7G-DCT de 211 CV - 42.400 euros