VISÃO Motores - Nova carrinha Renault Mégane chega em Julho

A Renault Mégane Sport Tourer distingue-se pela renovação das suas linhas estilísticas mas, também, por conservar funcionalidades e o volume útil associados a uma carrinha. O início de comercialização está previsto para o dia 3 de Julho de 2009.


Com 4,56m de comprimento, a nova carrinha foi concebida para acolher até cinco adultos com todas as suas bagagens. O volume da mala é de 524 litros, ligeiramente maior que a actual geração. No habitáculo, os passageiros dispõem de um volume máximo de 25 litros de arrumação, repartidos entre o porta-luvas, consola central, as bolsas das portas anteriores e traseiras, os alçapões sob os pés do condutor e passageiro dianteiro, além das bolsas nas costas dos bancos da frente.


VISÃO Motores - Nova carrinha Renault Mégane chega em Julho

No VISÃO Motores ainda não testamos a nova carrinha. As primeiras informações divulgadas pela Renault avançam que a Mégane Sport Tourer aposta num comportamento preciso e ao mesmo tempo dinâmico. O ADN técnico é o da nova família Mégane: à frente, um eixo de tipo pseudo McPherson e um novo berço do motor limitam as deslocações laterais do eixo do motor em relação à estrutura. Atrás, um eixo de tipo eixo flexível de deformação programada mais compacto e leve que um eixo multi-braço. A rigidez da barra estabilizadora dianteira foi aumentada em 6% para obter a mesma prestação de rolamento que a berlina, apesar de uma massa mais elevada. A Renault esforçou-se ainda para melhorar as suspensões e evoluiu a direcção assistida eléctrica, introduzida na berlina, o objectivo é conseguir proporcionar uma maior reactividade e precisão.


VISÃO Motores - Nova carrinha Renault Mégane chega em Julho

Gama de motores

A oferta diesel contempla três diferentes motorizações. O motor 1.5 dCi dividido em dois níveis de potência, ambos com filtro de partículas. O menos potente tem 90 CV e surge associado a uma caixa de velocidades manual de cinco relações, enquanto que o dCi 110 CV FAP pode ser acoplado a uma caixa de velocidades manual de seis relações. No caso do motor 1.5 dCi os consumos anunciados são em ciclo misto entre 4,4 litros e 4,8l/100 km, permitindo uma autonomia de 1200 quilómetros, graças aos 60 litros do depósito.


A oferta diesel é completada com o bloco 2.0 dCi 160 CV FAP, acoplado a caixa de velocidades manual de seis relações. Devido ao turbo de geometria variável e a uma aerodinâmica interna optimizada, este motor mostra-se muito reactivo, com um binário máximo de 380 Nm, disponível a partir das 2000 rpm. A oferta gasolina contempla o novo motor TCe 130 (Turbo Control Efficency). Este motor possui um binário de um 2.0 (190 Nm), a potência de um 1.8 (130 cavalos - 96 kw), para um consumo misto homologado de 6,5l/100 km. O TCe 130 está acoplado a uma caixa de velocidades manual de 6 relações.


VISÃO Motores - Nova carrinha Renault Mégane chega em Julho

O novo Renault Mégane Sport Tourer está equipado com um conjunto de sistemas de auxílio à condução: ABS com repartidor electrónico de travagem, Ajuda à Travagem de Emergência e ESC com função de controlo sub viragem.


VISÃO Motores - Nova carrinha Renault Mégane chega em Julho

Em matéria de segurança passiva, a nova carrinha Mégane aposta em obter a pontuação máxima nos testes de segurança EuroNCAP. Estrutura de deformação programada que absorve a energia em caso de embate, duplos sensores de choque lateral e airbags tórax/bacia/abdómen, ancoragens Isofix de três pontos para a instalação de cadeiras de criança nos lugares traseiros laterais, apoios de cabeça de nova geração, cujos suportes de manutenção deslizam no apoio de cabeça e não no banco, para assegurar uma optimizada protecção das cervicais em caso de embate traseiro.


Preços Renault Mégane Sport Tourer:


Tce 130 CV Dynamique 22.800
Tce 130 CV Dynamique S 23.500
1.5dCi 90 CV ECO2 Confort 23.850
1.5dCi 90 CV ECO2 Dynamique 24.700
1.5dCi 110cv ECO2 Dynamique 25.950
1.5dCi 110cv ECO2 Dynamique S 26.650
1.5dCi 110cv ECO2 Luxe 27.450
2.0 dCi 160cv FAP Dynamique S 34.300
VISÃO Motores - Nova carrinha Renault Mégane chega em Julho