A 25 de Maio entram em vigor as novas regras sobre a Protecção de Dados, que vão afectar tanto os consumidores como, sobretudo, as empresas. Na edição de Maio da revista EXAME, já nas bancas, trazemos um extenso dossier sobre o tema, procurando responder a várias questões: o que é o novo regulamento, a quem se aplica, o que é preciso fazer, que penalizações há para quem não cumpra, o que ganham os consumidores e o que podem fazer para tirar partido das novas vantagens?
Depois de anos de discussões e de uma imensidão de alterações, o regulamento ficou finalmente pronto, e está longe de ser consensual. Se toda a gente concorda que os dados pessoais dos cidadãos têm de ser protegidos, há várias críticas sobre a carga burocrática que pode pesar sobre as empresas. Sobretudo sabendo-se que estão previstas coimas de milhões para quem não adoptar os novos procedimentos, mesmo que não saiba exactamente o que tem que fazer.
Um tema que é absolutamente central para todas as empresas e todos os que com elas se relacionam, mas que ainda gera dúvidas, incertezas e receios. É para responder a todas estas questões que a EXAME, com os contribuitos da equipa de economia da VISÃO, fez do tema o seu foco na sua última edição (veja aqui o video), ouvindo especialistas e esquematizando as principais armadilhas no caminho. Procure-a nas bancas ou assine a versão em papel ou digital.