Se7e ideias para entrar (de mansinho) no espírito natalício
Olá, bom-dia
Hoje não é sexta-feira, ié!, tão-pouco suámos a semana inteira, como dizia Boss A.C. É quinta-feira, com sabor a sexta e, por isso, esta newsletter chega mais cedo. Semana curta, uma alegria, graças aos Quarenta Conjurados que, em 1640, restauraram a independência nacional. Foram os Filipes, eis chegada a Dinastia de Bragança e, daqui a nada, o Dia de Natal. Para a semana, o disco virará e o mesmo tocará, voltará a haver feriado e, com ele, fim de semana prolongado. Amanhã, o Benfica vai às Antas e, entre futebóis e orçamento, a vida é mesmo um jogo, Minecraft ou Matrix, antes resolver tudo no prolongamento do que nos penáltis, tal a angústia do guarda-redes. Eu prefiro chocolates, “come chocolates, pequena”, mas a temporada é de trufa branca (maldita seca que fez o preço chegar aos 6 500 euros). Tenha um excelente fim de semana, visite-nos no site da VISÃO Se7e e, amanhã, no Jornal da Noite, da SIC.

Queijaria Maître Renard, em Lisboa
Reporta a Inês Rapazote, nossa enviada especial a Campo de Ourique, que a loja não cheira a queijo. Não se afastem os mais esquisitos, que a fromagerie Maître Renard tem um bom ambiente e, além disso, uma boa seleção. Até fiquei a saber qual é o foie gras que se abre pelo Natal.


‘Steakhouse’ MUU, no Porto
Na MUU, a nova steakhouse do Porto, o prato-forte é, claro, a carne. Para os apreciadores, parece o paraíso: seis tipos de corte, vários tempos de maturação, maior ou menor índice de gordura. Também existem algumas opções não carnívoras, e isso, perdoem-me, deixa-me mais sossegada.

As árvores mais altas
É programa para fazer com as crianças, que é sobretudo para elas que a época existe. A Susana Silva Oliveira andou a investigar as árvores de Natal do País e, aqui, traça um roteiro das maiores. A vencedora – eu cá não fazia ideia – possui 50 metros de altura e quatro quilómetros de leds.

Os arranjos da Kckliko
O nome – Kckliko – nasceu a partir da palavra francesa para papoila. E é, justamente, a tenacidade da coquelicot que inspira Albane e Luís Moreno a fazer os arranjos de flores mais bonitos que eu já vi. Detesto exageros de linguagem, mas, se isto não é caso para escrever “sublime”, vou ali e já venho.


‘Carminho Canta Tom Jobim’
Diz o Miguel Judas que é balanço da bossa sem sotaque, a digressão que Carminho encerra este fim de semana, com dois concertos, em Guimarães e em Lisboa. Falta um adjetivo: o doce balanço da bossa nova. É ouvir um bocadinho do disco aqui, primeiro estranhar e, depois, entranhar.

30 mercados de Natal
Eis o habitual serviço público VISÃO Se7e desta altura do ano: roteiro mais que completo dos mercados de Natal com boas ideias de presentes para a mãe, pai, filho, filha e periquito. Além de serem uma maneira de evitar as enchentes dos centros comerciais, juntam o passeio às compras.


Hotel White Exclusive Suites & Villas, nos Açores
No White, na ilha açoriana de São Miguel, freguesia da Lagoa, é deste terraço que a Gabriela Lourenço não quer sair. Ela atreve-se a escrever um lugar-comum, e eu acho que faz muito bem, escrever também é arriscar – “debruçado na falésia sobre aquela imensidão”. À noite, há fogueira ao ar livre.