Nos arredores de Sagres, mesmo em frente à praia que lhe dá o nome, é normal ver coelhos e raposas a espreitar junto às casas do Martinhal Beach Resort. Aqui, em vez de canteiros floridos e relvados, é a vegetação endógena do Parque Natural da Costa Vicentina (onde está inserido) que cresce nos jardins.

"Havia muitos 5 estrelas no Algarve, mas nenhum com estas características, mais direcionado para as famílias. Para além disso, Sagres tem uma oferta sem igual na Europa ao nível da paisagem e da gastronomia. Foi uma decisão tomada com a cabeça e o coração", assume Chitra Stern, a anglo-singapurense proprietária e administradora do empreendimento, 41 anos.

Chegou a Portugal com o marido em 2001, para assessorar uma empresa de turismo na aquisição de um hotel, mas gostaram tanto que, passado pouco tempo, mudaram-se para cá. "Este projeto começou na garagem de nossa casa, em Lagos. Havia pouca oferta, mesmo a nível europeu, neste segmento, com design e bons restaurantes, para o mercado familiar. Esse foi logo o plano inicial", recorda.

A paisagem, a história e a natureza da região complementaram depois o conceito de "luxo descontraído" que já é uma das imagens de marca do Martinhal. O resort divide-se em duas áreas, o hotel, com 38 quartos e duas suites, e a village, com 200 vilas com diárias a partir dos €400. "Os nossos clientes não são de ficar trancados no resort e temos um serviço de altíssima qualidade para as crianças, que necessitam de muito espaço. É por isso que a maioria do alojamento é composto por casas", salienta.

Ao contrário da maioria dos hotéis de luxo, no Martinhal é normal ver crianças um pouco por todo o lado, para as quais existem atividades, que variam de dia para dia, consoante as diferentes idades: desde bebés a adolescentes. "O surf, por exemplo, é muito procurado pelos adolescentes e também por muitos pais", revela.

Alguns dias antes da chegada, o hotel envia ao hóspede a lista de atividades disponíveis, para este poder programar as suas férias à medida. "No mês passado tivemos hospedados 270 adultos e 345 crianças. Quando temos uma estratégia diferenciada, como esta, temos de estar preparados para ir ao encontro dos desejos dos clientes e não tentar enfiar-lhes o nosso produto pela garganta abaixo."

MARTINHAL BEACH RESORT & HOTEL

Qt.ª do Martinhal, Sagres, Vila do Bispo
T. 282 240 200
info@martinhal.com
www.martinhal.com