Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Uso de software para análise desportiva é o futuro - Rui Vitória

Lusa

  • 333

Guimarães, 30 mai (Lusa) - O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, considera que o futuro do futebol passa por integrar no trabalho as ferramentas informáticas, nomeadamente um software português que permite sistematizar informação e aceder-lhe com muita rapidez.

Lançado em janeiro deste ano pela Digisource, o Videobserver é uma plataforma que reúne um conjunto de ferramentas de observação e análise desportiva, permitindo a geração de relatórios personalizáveis para cada situação, seja para a preparação de um jogo ou para a observação individual de jogadores, explicou à agência Lusa André Rocha, um dos sócios fundadores da empresa, juntamente com José Reffoios e Rui Pires.

"A informação registada é armazenada e processada num sistema central que gera automaticamente relatórios dinâmicos de jogo, fichas de jogadores ou fichas de scouting. Possibilita ainda a criação e edição de vídeo on-line de forma rápida e simples, assim como a rápida partilha de informação com os jogadores ou restantes equipas técnicas" e que pode ser acedida em qualquer PC, smartphone ou tablet, explicou.