Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Três norte-americanos galardoados com o Nobel da Economia

Lusa

  • 333

Estocolmo, 14 out (Lusa) - Os norte-americanos Robert Shiller, Eugene Fama e Lars Peter Hansen, hoje distinguidos com o Nobel da Economia, pertencem a duas escolas diferentes: os dois últimos são considerados neoclássicos, enquanto Shiller se destacou no estudo comportamental financeiro.

ROBERT SHILLER: tem 67 anos e é o mais conhecido dos vencedores do Nobel da Economia de 2013. Nasceu em Detroit, em 1946, e em 2011 a Bloomberg considerou-o uma das 50 figuras mais influentes do mundo financeiro. Formou-se em Boston no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem estudado o mercado financeiro e o comportamento dos seus vários atores e do público em relação aos mercados. Foi um dos que apontou a bolha especulativa alimentada pelo sistema financeiro no mercado imobiliário dos Estados Unidos que levaria à crise de 2007-2008.

EUGENE FAMA: tem 74 anos, nasceu em Boston e estudou na Universidade de Chicago, considerada uma das grandes escolas económicas neoclássicas e fez a sua carreira docente na mesma universidade. É conhecido como "o pai das finanças modernas" pela sua dedicação à investigação de mercados.