Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Transfronteiriços querem fim das portagens entre Portugal e Espanha na cimeira ibérica

Lusa

  • 333

Viana do Castelo, 02 abr (Lusa) - A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) vai propor à comissão luso-espanhola responsável pela agenda da cimeira ibérica a inclusão da discussão do fim das portagens entre os dois países na próxima reunião, anunciou hoje aquela entidade.

A proposta será apresentada na quinta-feira, durante a reunião entre a delegação da RIET e a comissão mista dos dois países responsável pela agenda da próxima cimeira ibérica, que deverá acontecer em Espanha até ao início do verão, disse à Lusa uma fonte daquela entidade.

A RIET pretende garantir a inclusão na agenda da cimeira ibérica temas como a mobilidade entre os dois países, nomeadamente o fim das portagens nas autoestradas que ligam Portugal e Espanha. Esta pretensão, de acordo com as conclusões da última assembleia-geral daquela entidade, realizada a 05 de março em Coimbra, prevê a criação de uma área livre de portagens, com cerca de 150 quilómetros, destinada a "facilitar" os movimentos pendulares na fronteira.