Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Sociólogo Anthony Giddens diz que Alemanha deve aceitar fim da austeridade

Lusa

  • 333

Estoril, 03 mai (Lusa) -- O sociólogo Anthony Giddens disse hoje à Lusa que Europa precisa de liderança mais democrática e que a Alemanha tem de aceitar que a austeridade impede o investimento e a criação de emprego, sobretudo nos países do sul.

"A Alemanha está a ganhar muito por estar no euro. Por isso, eu penso que a Alemanha não vai perder se aceitar uma forma de 'parceria' (entre os países) e isso pode gerar investimento nos países do sul, porque nós sabemos que são necessários investimento e emprego e isso não vai ser possível com a austeridade", disse à Lusa Anthony Giddens depois de um seminário que decorreu nas Conferências do Estoril, que chegam hoje ao fim.

O sociólogo britânico autor da teoria da "Terceira Via", que influenciou socialistas europeus no final dos anos 1990 e, sobretudo, os trabalhistas dos antigos governos de Tony Blair, no Reino Unido, disse ainda que as próximas eleições na Alemanha, marcadas para setembro "são muito importantes para a Europa" porque a situação é "instável".