Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Sobreiro que vai ter código genético descodificado é selecionado em breve

Lusa

  • 333

Beja, 15 mai (Lusa) - O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), que irá descodificar o código genético do sobreiro, através de um projeto "pioneiro a nível internacional", vai identificar em breve o exemplar puro cujo genoma será sequenciado.

No âmbito da primeira fase do "GenoSuber - sequenciação do genoma do sobreiro", a equipa do projeto, através de um estudo preliminar a nível molecular, já selecionou 50 sobreiros puros, a partir dos quais, "em breve", vai ser identificado o sobreiro cujo genoma (código genético) será sequenciado, disse hoje à agência Lusa Sónia Gonçalves, do CEBAL.

"Os sobreiros são árvores que se cruzam frequentemente com outras espécies de 'quercus'", como as azinheiras, resultando muitas vezes em híbridos do ponto de vista genético", ou seja, com misturas de ADN, "embora visualmente sejam sobreiros", explicou. Por isso, através de vários critérios, foi necessário selecionar os 50 sobreiros puros, que estão situados em zonas de São Brás de Alportel e Loulé (Algarve), da Herdade dos Leitões (Alentejo) e da Companhia das Lezírias e identificados por coordenadas GPS e foto identificação.