Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Rui Cartaxo: REN vai aumentar em 50% capacidade de armazenamento de gás natural

Lusa

  • 333

Lisboa, 10 de nov (Lusa) - A REN vai aumentar em 50% a capacidade de armazenamento de gás natural até 2016, um investimento que irá "beneficiar os consumidores" e que pode ser usado por operadores espanhóis disse, em entrevista à Lusa, Rui Cartaxo, líder da empresa.

Rui Cartaxo explicou que as duas novas cavernas subterrâneas de armazenamento de gás natural que a REN - Redes Energéticas Nacionais irá construir em Pombal até 2016, um projeto incluído no novo plano estratégico da empresa, representa um investimento de cerca de 60 milhões de euros, e juntas com uma terceira já em construção no mesmo local "aumentarão em cerca de 50% as capacidades de armazenamento" daquela fonte de energia em Portugal.

Segundo o gestor, este investimento "é bom para os consumidores finais, que passam a ter melhor acesso ao mercado do gás SPOT internacional, a preços mais baixos", realçando que "a capacidade de [armazenamento] que hoje existe [em Portugal] é sobretudo utilizada para assegurar a segurança estratégica [de abastecimento do país]. Para que haja acesso a gás mais barato é preciso que haja capacidade adicional de armazenamento".